CCZ promove vacinação contra raiva em cães e gatos

A imunização contra raiva é obrigatória, e a meta é vacinar 850 mil cães e 150 mil gatos.

No período de 1º a 14 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, em parceria com as Supervisões de Vigilância em Saúde (Suvis) e Unidades de Zoonoses das Subprefeituras, promove a Campanha de Vacinação contra Raiva em Cães e Gatos 2005.

Cães e gatos acima de três meses de idade, mesmo as fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio, devem ser vacinados. A aplicação da vacina é gratuita, e a meta é vacinar cerca de 850 mil cães e 150 mil gatos. A imunização contra a raiva é obrigatória para cães e gatos, conforme a Lei Municipal nº 13.131/2001.

Serão disponibilizados 1.760 postos de vacinação volantes, além de 18 postos fixos, que atenderão das 9 às 17 horas. A relação dos postos pode ser obtida no site  da zoonose, ou por meio da Central 156.

A adesão da população às Campanhas de Vacinação Contra a Raiva em Cães e Gatos nos últimos 24 anos tem sido importante para o controle da doença, o que confere à cidade de São Paulo o status de município com Raiva Controlada.

Comprovante de Vacinação e RGA

Todo cão ou gato, ao ser vacinado, recebe um comprovante válido por um ano. Esse comprovante é exigido para obtenção do Registro Geral Animal (RGA) de cães e gatos, documento obrigatório com base na Lei Municipal nº 13.131/2001.

O RGA é um número de cadastro do animal, obtido pelo proprietário no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou em clínicas veterinárias credenciadas. O número do registro e o telefone do CCZ são gravados em uma plaqueta que deve estar pendurada na coleira de cães e gatos. Em casos de animais perdidos, os dados registrados facilitam a localização de seus donos.