Coral Lírico canta o descobrimento na visão de Heitor Villa-Lobos

Ao lado da Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência de Mário Zaccaro, o grupo interpreta a suíte nº 4 de “O Descobrimento do Brasil”, em que o compositor descreve o desembarque dos portugueses na América.

O último espetáculo da série “Todos os Cantos”, dedicada pelo Theatro Municipal de São Paulo a importantes peças da música universal para canto coral, reúne duas obras do compositor carioca Heitor Villa-Lobos: o “Magnificat-Aleluia” e a suíte nº 4 de “O Descobrimento do Brasil”. A interpretação fica a cargo da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coral Lírico, sob a regência de Mário Zaccaro.

Enquanto a primeira obra, de caráter religioso, foi feita em 1958 por encomenda da Associação Italiana de Santa Cecília, para um suplemento musical oferecido ao papa Pio XII, a segunda reúne material composto por Villa-Lobos para a trilha sonora de um filme de Humberto Mauro, lançado em 1937. O filme é uma versão roteirizada da famosa carta de Pero Vaz de Caminha sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral, desde Lisboa até a chegada na Bahia, em 1500.

Posteriormente, a trilha foi transformada por Villa-Lobos em quatro grandes suítes orquestrais. As três primeiras são exclusivamente instrumentais, mas a quarta suíte conta com a participação do coro para descrever o desembarque dos portugueses e a primeira missa realizada na nova terra por frei Henrique. O texto mescla uma linguagem indígena fictícia com o latim do serviço religioso.

Antes das obras de Villa-Lobos, será apresentada a “Sinfonia Espanhola”, do compositor francês Edouard Lalo (1823-1892), para orquestra e violino. O solista será Pablo de León, que ocupa o cargo de primeiro violino spalla da Orquestra Sinfônica Municipal desde 2000.

Serviço

Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Lírico
Regente: Mário Zaccaro
Solista: Pablo de León (violino)
Programa:
E. Lalo - “Sinfonia Espanhola”
H. Villa-Lobos - “Magnificat-Aleluia”
H. Villa-Lobos - “O Descobrimento do Brasil (suíte nº 4)”
Onde: Theatro Municipal - Praça Ramos de Azevedo s/nº - 222-8698
Data: Dia 24 de julho, às 11h
Quanto: de R$ 10 a 14