Planetário do Ibirapuera também retomará suas atividades

O prédio foi totalmente restaurado e aguarda a instalação do projetor Starmaster, que encontra-se na Alemanha, pronto para vir para o Brasil.

Em breve a cidade de São Paulo terá de volta também o Planetário do Ibirapuera. O prédio foi totalmente restaurado e aguarda a instalação do projetor Starmaster, que encontra-se na Alemanha, pronto para vir para o Brasil.

Este equipamento tem capacidade para projetar o céu visto de qualquer ponto conhecido do universo. Além disso, o Planetário contará com uma série de projetores periféricos que tornarão suas sessões mais didáticas e divertidas. Sua cúpula será uma grande tela de projeção e, da mesma forma que no Planetário do Carmo, o espectador terá a sensação de imersão total. Os projetores serão capazes de trazer para São Paulo imagens capturadas do Hubble e dos satélites espaciais da NASA.

O Planetário do Ibirapuera foi inaugurado em 26 de janeiro de 1957, sendo o primeiro da América Latina. O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). Chegou a atender 350 mil pessoas por ano, em sua maioria estudantes.