Últimos dias da mostra de cinema africano em São Paulo

A mostra Novo Olhar do Cinema Africano, com ficção e documentários produzidos nos últimos 5 anos, está em cartaz na Galeria Olido, no MIS e no Itaú Cultural até domingo (24/07).

A Embaixada da França no Brasil apresenta, até domingo (24/07), a mostra Novo Olhar do Cinema Africano, composta por filmes de ficção e documentários produzidos nos últimos 5 anos. As exibições acontecem na Galeria Olido, no MIS – Museu da Imagem e do Som (3062-9197), e no Itaú Cultural (2168-1776/1777).

Os filmes revelam a busca pela identidade, a diversidade cultural e as diferenças políticas e religiosas de um continente devastado por guerras, fome, pobreza e Aids. Segundo Catherine Faudry, responsável pela Cinemateca da embaixada, essas produções mostram a África por ela mesma, “como ela se pensa por meio do cinema”, explica. Os filmes foram selecionados pelo Festival Pan-africano de Cinema de Ouagadougou, em Burkina Fasso.

Para os críticos franceses Olivier Barlet e Michel Amarger, especialistas em cinema africano, nos trabalhos selecionados para a mostra, os cineastas questionam, de forma muito pessoal, a realidade que os cerca, numa tentativa de se autodefinir, de encontrar uma identidade apesar das formas impostas pela colonização européia no continente. Estão em busca de uma linguagem cinematográfica própria, “arriscam um olhar diferente”, dizem os críticos, destacando a urgência de o povo se reconhecer pelo cinema.