Prefeitura anuncia obras em Ermelino Matarazzo

As ações incluem a pavimentação de 30 ruas de terra, a liberação de recursos para a construção de escolas no Jardim Queralux, a revitalização de praças e a mudança do albergue para um prédio maior.

Reivindicações da comunidade de Ermelino Matarazzo (zona Leste) durante as plenárias participativas foram analisadas pela prefeitura e serão, agora, realizadas através de um conjunto de ações para a região. As ações incluem a pavimentação de 30 ruas de terra; a liberação de recursos para a construção de um Centro de Educação Infantil e uma escola municipal de educação infantil no Jardim Queralux; revitalização das praças Romão Gomes Portão e Nova República; e mudança do albergue para um prédio maior, para melhorar o atendimento à população de rua.

O anúncio foi feito neste sábado (23/07), durante uma visita do prefeito de São Paulo à região. Em encontro com os moradores, o prefeito citou as obras, já em andamento, de construção das duas escolas de alvenaria em substituição à EMEF Vila Cisper (que será rebatizada de Januário Mantelli Neto), na Vila Cisper, e à EMEI Dinah Galvão, no Jardim Nova Tereza - ambas de “lata”. As obras começaram no início do segundo semestre de 2004, mas, logo em seguida, paralisadas por falta de pagamento às empreiteiras.

Este ano, foram renegociados os preços e reafirmados novos contratos com as construtoras. O custo da obra da escola de alvenaria na Vila Cisper é de R$ 1,8 milhão e o prazo para conclusão, novembro deste ano. Já a nova EMEI Dinah Galvão, que substituirá a unidade metálica, custará R$ 948 mil e deve ser entregue em dezembro.

O padre Ticão, representando a comunidade, reivindicou ao prefeito um centro municipal de capacitação e treinamento (CMTC) - nos moldes do existente em São Miguel Paulista-, e a ligação viária da Jacu-Pêssego com a rodovia Ayrton Senna, obra que, apesar de não estar em território de Ermelino Matarazzo, beneficiaria o desenvolvimento econômico e social também da região. O prefeito pediu ao secretário municipal do Trabalho, que participava da “Reunião da Cidadania” de Ermelino Matarazzo, que conversasse com o secretário de Educação para estudar a viabilidade do CMTC, para cursos e oficinas de capacitação profissional aos trabalhadores da região. Sobre a obra da Jacu-Pêssego, o prefeito disse que já solicitou ao governo do Estado uma parceria para a obra, sendo que o projeto está em análise pelas duas esferas.

Secretários municipais presentes à reunião, no ginásio da escola estadual Filomena Matarazzo, dialogaram com os cerca de 800 moradores e também anunciaram novidades em suas áreas. O secretário de Habitação divulgou a urbanização do Jardim Queralux e do Jardim Nova Tereza. O secretário de Comunicação disse que até o início de próximo ano Ermelino Matarazzo ganhará um Telecentro com acessibilidade total, para pessoas portadores de necessidades especiais. O futuro Telecentro - unidade da Prefeitura dotada de 20 computadores com Internet para uso da população e com cursos de informática gratuitos - será equipado com acessórios e softwares específicos para atender a pessoas com diferentes deficiências.

Dentre as idéias apresentadas pela comunidade, o prefeito considerou a possibilidade de criação de um parque para a terceira idade, e orientou ainda o subprefeito local, Eduardo Camargo Afonso, a coordenar uma ação conjunta com os moradores da avenida Bel Tavares para a implantação de calçadas e guias ao longo da via. Por lei, as calçadas são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis.

Na saída do ginásio, algumas moradoras do Jardim Paranaguá pediram ao prefeito que fosse até a rua Simão da Silva Bueno, onde está um trecho do Córrego Mongaguá. Acompanhado das irmãs Jerusa Leite e Luzinete da Silva Bassi, o prefeito, conferiu de perto o estado do córrego, que, segundo as moradoras, sofre enchentes nas épocas de chuva e acaba sendo meio de transmissão de leptospirose. Há mais de 15 anos, a comunidade de Jardim Paranaguá solicita a canalização do riacho. O prefeito requisitou um projeto para a questão ao subprefeito.