Subprefeitura da Sé conquista 15 parceiros para manutenção de praças no Centro

Os 15 novos parceiros conquistados só neste semestre somam-se aos 19 que existiam anteriormente e são resultado de uma modernização que a Subprefeitura da Sé começou a implantar no início do ano para facilitar e agilizar a adoção de praças.

A Prefeitura de São Paulo formalizou nesta segunda-feira (25/07), 15 novos contratos com parceiros que passarão a ser responsáveis pela manutenção de praças e áreas verdes da região central. Nos chamados Termos de Cooperação, a manutenção e desenvolvimento de projetos paisagísticos nas praças passam a ser de responsabilidade de pessoas, associações ou empresas, com a supervisão da Subprefeitura Sé.

Em troca de cuidar da praça por um período de três anos, que pode ser renovado, os parceiros têm direito a colocar placas publicitárias (respeitando critérios como lay-out, tamanho e número de placas) no local de que se tornam responsáveis. Estes novos contratos oficializam uma nova gestão em verde e meio ambiente adotada pela Subprefeitura da Sé.

Os 15 novos parceiros conquistados só neste semestre somam-se aos 19 que existiam anteriormente e são resultado de uma modernização que a Subprefeitura da Sé começou a implantar no início do ano para facilitar e agilizar a adoção de praças. Como antes não havia controle real do número e das condições das áreas verdes do Centro, ao longo de seis meses foi realizada uma minuciosa pesquisa de campo pelo responsável pelo projeto, o arquiteto paisagista Andre Graziano.

Um software de banco de dados foi desenvolvido pela Subprefeitura da Sé para arquivar e fornecer informações oficiais com detalhes de cada uma das 250 áreas verdes da região central (praças, canteiros centrais de avenidas e jardins, todos passíveis de adoção) como variedade e quantidade das espécies vegetais existentes, quais as medidas mais urgentes para cada uma, o que existe ao redor, histórico de adoções etc.

Esse trabalho agiliza a troca de informações para estimular interessados em adotar uma praça. Além disso, diferentemente do que acontecia antes, a subprefeitura hoje busca possíveis parceiros. Tudo isso contribuiu para otimização e maior rapidez no processo de adoção de praças, que antes demorava meses ou até anos - há pedidos desde 2001.

A partir de agora, a previsão é de que o prazo para conclusão do termo seja de, em média, dois meses. “Se a Prefeitura fizer sua parte e tiver apoio da iniciativa privada, todos serão beneficiados em dobro”, acredita o subprefeito da Sé.

Graziano irá coordenar a implantação dos projetos paisagísticos, muitos dos quais serão desenvolvidos pela própria subprefeitura, que também fica responsável pela orientação técnica para a manutenção do local, garantindo a uniformidade dos diversos projetos.

Dos cerca de 742 mil metros quadrados de áreas verdes na região central, aproximadamente 4% era adotado até o início do ano. Agora mais 8% de áreas verdes serão conservados pelos 15 novos parceiros, somando 12% (89 mil metros quadrados).

Novos parceiros

1) Praça Dom José Gaspar e Praça Julio prestes - Maringá Turismo
2) Praça Princesa Isabel - Porto Seguro
3) Canteiro - av. Rio Branco - Porto Seguro
4) Canteiro - av. Paulista - Ameni Arquitetura
5) Praça Álvaro Cardoso De Moura - Arlindo Flores dos Santos
6) Canteiros do Colégio Caetano De Campos/Praça Da República - Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE)
7) Praça do Carmo - Prodesp/Poupatempo
8) Praça Renato Martins Filho - Pearson Cotton Services
9) Praça Alberto Lion - Atlas Schindler
10) Praça Coronel Torquato Tasso Neto - Ibis Hotel
11) Praça Antonio Candido De Camargo - Aster Acelub Lubrificantes E Petróleo
12) Praça Arquiteto Barry Parker - Cia. City de Desenvolvimento
13) Praça Oswaldo Cruz - Shopping Paulista
14) Avenida São Luiz - Sindepresten
15) Praça Ragueb Chofhi - Univinco/Lourenço Chofhi

O que existe até hoje

1-Praça 14 Bis
2-Calcada da Alamenda Rio Claro
3-Canteiro da Avenida Paulista (n 52)
4-Canteiro da Avenida Paulista (1650)
5-Canteiro da Avenida Paulista (Joaquim Eugenio De Lima)
6-Canteiro da Avenida Paulista (1912)
7-Praça Oswaldo Cruz
8-Praça Antonio Prado
9- Praça Almeida Junior
10- Praça Ramos De Azevedo
11- Praça David Ben Gurion
12- Canteiro da Santos Dumont
13- Alça de acesso da avenida 23 de Maio
14- Largo Nossa Senhora Conceição
15- Praça Alfredo Paulino
16- Praça Padre Manoel Da Nobrega
15-Muro Da Avenida 23 De Maio
18-Praça Desembargador Mario Pires
19-Praça Oliva De Campos Mello