Prefeitura entrega UBS à população da Zona Sul

A UBS Campo Grande, na região de Santo Amaro, atende desde o início do mês a cerca de 250 pessoas por dia.

A Prefeitura de São Paulo entregou oficialmente, nesta segunda-feira (25/07), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Grande, no Jardim Campo Grande, região da Subprefeitura de Santo Amaro. “O importante aqui é o bom astral dos funcionários, que torna o atendimento mais acolhedor”, elogiou o prefeito.

“A Secretaria de Saúde da Prefeitura está investindo e investirá muito mais na questão da humanização da Saúde. Queremos todos - médicos, enfermeiros, porteiros, recepcionistas e auxiliares - empenhados em trabalhar nessa direção”, acrescentou.

A atual gestão reformou e equipou o prédio, concluído em dezembro do ano passado, de forma a poder atender à comunidade de 18 bairros locais (Jardim Luanda, Vila Anhanguera, Jardim Bélgica, Jardim Taquaral, Jurubatuba, Parque Residencial Júlia, Vila Sofia, Jardim Marajoara, Vila Isa, Vila Gea, Vila Santana, Jardim Juá, Jardim Enerstina, Jardim Itapeva, Vila São Pedro, Jardim dos Prados, Jardim Umuarama e Jardim Campo Grande), constituída de cerca de 45 mil moradores, sendo 70% dependentes do atendimento público.

Desde que abriu as portas, no último dia 4, a UBS tem atendido a aproximadamente 250 pessoas ao dia, de segunda à sexta-feira, das 7h às 18 horas. Na unidade, a população pode marcar consultas para as especialidades Clínica, Pediatria, Ginecologia, Enfermagem, Psicologia, Psiquiatria e Nutrição, e retirar medicamentos na farmácia. A UBS Campo Grande também conta com um serviço social e uma sala de acolhimento (atendimento humanizado). Futuramente, será acrescido o atendimento odontológico.

O prefeito convocou os moradores a ajudarem na fiscalização da nova unidade. “A UBS vai ter que trabalhar direito. Tem que cobrar, apontar falhas, porque é assim que vamos consertando os problemas”, disse aos presentes.

O novo espaço vem se somar às cinco unidades básicas de saúde existentes na região da Subprefeitura de Santo Amaro, que, no total, possui 15 equipamentos de saúde. O distrito de Campo Grande, com 93 mil habitantes, só contava com uma unidade básica, a de Vila Arriete.