Prefeitura estuda conceder incentivo fiscal para o centro da cidade

A subprefeitura da Sé está realizando a terceira operação de revitalização da região da Cracolândia, Luz e Campos Elíseos. Além de vistoriar estabelecimentos, são realizados serviços de limpeza e pintura em ruas e calçadas.

 A Prefeitura de São Paulo vai enviar à Câmara dos Vereadores um projeto de incentivo fiscal para atrair empresas para a região da antiga Cracolândia. Nos próximos dias, deve ser realizada coletiva de imprensa na Prefeitura para detalhar o projeto. A informação foi fornecida pelo prefeito de São Paulo durante assinatura de 15 novos contratos de parcerias com empresas que farão a manutenção de praças e áreas verdes na região central.

“Assim que abrir a Câmara”, a Prefeitura vai enviar para votação o projeto de incentivo fiscal para empresas que se instalarem na região da antiga Cracolândia, formada pelo quadrilátero das avenidas Duque de Caxias, Rio Branco, Ipiranga e ruas General Couto Magalhães, Triunfo e Mauá, totalizando 20 quadras. Com o objetivo de revitalizar a área, haverá redução, por tempo determinado, de ISS, IPTU e ITBI para as empresas que se instalarem no local. O projeto foi elaborado pela Subprefeitura da Sé e, no momento, está sendo complementado pela Secretaria de Finanças para definição dos valores.

“A antiga Cracolândia vai ser uma região de desenvolvimento. Serão incentivos bem delimitados, em uma área bem delimitada”, afirmou Serra. “Os incentivos e os benefícios fiscais têm muita valia quando são temporários, concentrados e delimitados, porque quando vira permanente deixa de ser incentivo e passa a ser subsídio”, completou o prefeito. Segundo o subprefeito da Sé,  as empresas das áreas “de tecnologia de informação, cinema, teatro, vídeo, produção de vídeo, produção de som, escolas de línguas e de nível superior e habitação”, podem se candidatar a participar do programa.

A Subprefeitura da Sé realizou a primeira operação para revitalização da área em parceria com a Polícia Militar e Federal entre 7 e 17 de março. Foram vistoriados 99 estabelecimentos, fechados 23 hotéis e emparedados 10. Além disso 110 metros quadrados de ruas e calçadas passaram por limpeza, outros 4,8 km de guias receberam pintura e calçadas, ruas, muros e iluminação foram reparados. A polícia apreendeu 15 toneladas de mercadoria ilegal e drogas.

A segunda aconteceu em março e abril quando foram vistoriados 300 estabelecimentos e interdatados 9 hotéis, 6 bares e restaurantes e 25 empresas de turismo que não tinham licença de funcionamento. Também foram tapados 230 buracos e retiradas mais de 150 placas irregulares. A terceira operação foi iniciada no dia 18 de julho e será concluída na próxima quarta-feira, dia 27 de julho. 

Manutenção de praças

o prefeito autorizou a realização de 15 contratos entre a subprefeitura da Sé e empresas parceiras na manutenção de praças e área verdes do centro de São Paulo. Eles somam-se a outros 19 contratos de parcerias já existentes para a região.

A meta é ampliar isso para 20% do número de praças do centro. A região tem 250 áreas verdes (praças, canteiros centrais de avenidas e jardins) segundo levantamento realizado pelo arquiteto André Graziano, nos primeiros 6 meses deste ano. A empresa que adota a área faz a manutenção e em troca pode colocar placas publicitárias. O contrato é válido por três anos, podendo ser renovado. Cabe a subprefeitura fazer a supervisão.

“Eu queria realmente agradecer as empresas. O trabalho de manutenção não é apenas o valor econômico, o problema é o setor público conseguir fazer com regularidade, com cuidado, isso é muito difícil. Quando uma empresa faz isso a eficiência é infinitamente maior. É uma cooperação com a cidade enorme”, disse o prefeito.

Após a assinatura, o prefeito percorreu os três andares da Biblioteca Mário de Andrade e disse que o local precisa passar por obras de impermeabilização. Segundo ele, a Prefeitura já está desenvolvendo o projeto e “a obra deve começar no ano que vem”. O investimento necessário, cerca de 5 milhões de dólares, deve vir do BID e da Prefeitura, em forma de contra-partida.

Novos parceiros

1) Praça Dom José Gaspar e Praça Julio prestes - Maringá Turismo
2) Praça Princesa Isabel - Porto Seguro
3) Canteiro - av. Rio Branco - Porto Seguro
4) Canteiro - av. Paulista - Ameni Arquitetura
5) Praça Álvaro Cardoso De Moura - Arlindo Flores dos Santos
6) Canteiros do Colégio Caetano De Campos/Praça Da República - Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE)
7) Praça do Carmo - Prodesp/Poupatempo
8) Praça Renato Martins Filho - Pearson Cotton Services
9) Praça Alberto Lion - Atlas Schindler
10) Praça Coronel Torquato Tasso Neto - Ibis Hotel
11) Praça Antonio Candido De Camargo - Aster Acelub Lubrificantes E Petróleo
12) Praça Arquiteto Barry Parker - Cia. City de Desenvolvimento
13) Praça Oswaldo Cruz - Shopping Paulista
14) Avenida São Luiz - Sindepresten
15) Praça Ragueb Chofhi - Univinco/Lourenço Chofhi

O que existe até hoje

1-Praça 14 Bis
2-Calcada da Alamenda Rio Claro
3-Canteiro da Avenida Paulista (n 52)
4-Canteiro da Avenida Paulista (1650)
5-Canteiro da Avenida Paulista (Joaquim Eugenio De Lima)
6-Canteiro da Avenida Paulista (1912)
7-Praça Oswaldo Cruz
8-Praça Antonio Prado
9- Praça Almeida Junior
10- Praça Ramos De Azevedo
11- Praça David Ben Gurion
12- Canteiro da Santos Dumont
13- Alça de acesso da avenida 23 de Maio
14- Largo Nossa Senhora Conceição
15- Praça Alfredo Paulino
16- Praça Padre Manoel Da Nobrega
15-Muro Da Avenida 23 De Maio
18-Praça Desembargador Mario Pires
19-Praça Oliva De Campos Mello