Bienal do Livro de São Paulo será realizada no Anhembi

A expectativa dos organizadores é de que cresça o número de visitantes, que nas duas últimas edições registrou uma média de 550 mil pessoas.

O Pavilhão de Exposições do Anhembi será a sede da 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá entre 9 e 19 de março de 2006. "Realizar a Bienal no Anhembi é um antigo sonho da nossa classe. Trata-se de um espaço nobre, com localização privilegiada, que abriga os grandes eventos nacionais e tem a cara cosmopolita de São Paulo", afirma Oswaldo Siciliano, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade que promove o evento.

Para o presidente da São Paulo Turismo, que administra o Parque Anhembi, Caio Luiz de Carvalho, é fundamental receber um evento dessa magnitude, que ressalta o caráter cultural e vanguardista de São Paulo. "Esse é um dos nossos grandes objetivos, que segue diretriz do prefeito José Serra, de buscar eventos que sejam referência na cidade e no País", continua o executivo.

O Anhembi está localizado na região central da cidade de São Paulo, junto à Marginal do Tietê, próximo ao Terminal Rodoviário, ao metrô e com fácil acesso aos aeroportos da região metropolitana, contando com estacionamento para 14 mil veículos. O pavilhão recebe anualmente mais de 20 grandes feiras, como o Salão do Automóvel, a Couromoda, a Fispal Alimentos e Bebidas, a IT Brasil, a Automec e a Francal.

A expectativa dos organizadores é de que cresça o número de visitantes, que nas duas últimas edições registrou uma média de 550 mil pessoas. Acredita-se também que mais expositores participem, aumentado a oferta de livros e estimulando a presença de novos grandes autores. A Bienal do Livro é a terceira maior feira do gênero no mundo, com uma extensa programação cultural e a exposição de aproximadamente 1,3 milhão de exemplares.

Desde o seu início, em 1970, a Bienal de São Paulo já foi realizada em três lugares - Ibirapuera, Expo Center Norte (1996 e 1998) e Centro de Exposições Imigrantes (2000, 2002 e 2004). As mudanças foram motivadas pelo amplo sucesso do evento, que desde o seu início vem registrando contínuo crescimento de público e expositores, e que chega agora ao maior centro de feiras da América Latina.