UBS no M´Boi Mirim participa do programa medicamento em casa

O Medic (Medicamento Direto em Casa) funciona desde o dia 12 de julho na capital paulista.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Souza, na região do M´Boi Mirim, é uma das cinco unidades-piloto na cidade a implantar o Programa Medic (Medicamento Direto em Casa), da Prefeitura Municipal de São Paulo, destinado ao tratamento de pacientes portadores de hipertensão arterial ou diabetes que vem se mantendo estáveis.

O Medic funciona desde o dia 12 de julho. A UBS Jardim Souza conta com 2.390 portadores de hipertensão, 270 portadores de diabetes e 436 portadores de hipertensão e diabetes (doença associada). Estima-se que 30% destas pessoas poderão ser beneficiados pelo Programa.

O funcionamento do Medic é gerenciado por um sistema desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo (Prodam), que identifica os cidadãos com direito ao benefício e monitora o funcionamento do sistema diretamente nas UBSs.

Em cada uma delas, há um profissional da Prodam que ensina os funcionários do local a operar o sistema eletrônico. "A meta é alcançar toda a rede municipal de saúde", conta a analista de sistemas Tânia Arruda.

“Tudo é feito pela web", explica Anselmo Yanagui, analista de sistemas. "A receita prescrita pelo médico é registrada na rede, junto com os dados pessoais do paciente, que chegam ao almoxarifado central". O correio é o responsável pela entrega nas residências.

O munícipe Antonio Carlos da Silva, foi o primeiro beneficiário na região do M´Boi Mirim a receber em seu domicílio os medicamentos que utilizará nos próximos 3 meses, onde segundo ele “é um conforto não precisar mais ficar se deslocando”.