Prefeitura vai firmar acordo para a implantação do projeto APS

Prefeitura e Instituto Brasileiro de Trabalho e Educação Cristã fecham parceria para Projeto de Arranjo Produtivo Social - APS.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Secretaria Municipal do Trabalho (SMTRAB), vai firmar um acordo para a implantação do Projeto de Arranjo Produtivo Social - APS, em parceria com o Instituto Brasileiro de Trabalho e Educação Cristã (IBRATEC).

A cerimônia de assinatura do termo será nesta sexta-feira (29/07), no Albergue Arsenal da Esperança na Rua Dr. Almeida Lima, 900 (próximo à Estação Bresser do Metrô.

"Trata-se de uma iniciativa pioneira que pretende unificar os trabalhos das ONGs conveniadas com a Prefeitura no sentido de possibilitar aos usuários a emancipação e reinserção social por meio de geração de renda a partir das habilidades e talentos da comunidade e fortalecimento do núcleo familiar", afirma o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para isso serão desenvolvidos uma série de cursos para implementação de novos modelos de capacitação para os coordenadores das ONGs, pesquisa de vocação local das regiões escolhidas, incentivo às ações cooperadas, consultoria para empreendorismo (análise de mercado, fornecedores, captação de clientes). Trabalhando de forma articulada com diversas organizações, as entidades parceiras serão os núcleos para a montagem de novos Arranjos Produtivos Sociais - APS.

A finalidade desse projeto prevê desenvolver APS junto a nove organizações públicas, privadas ou não governamentais, além da capacitação de aproximadamente 04 agentes multiplicadores da metodologia da organização.

Este projeto atuará nas seguintes subprefeituras: Itaquera, Guaianases, São Miguel, Itaim Paulista, Jaçanã, Vila Maria, além da Oficina.Boracea localizada na subprefeitura da Sé.

Essas regiões foram definidas conjuntamente entre Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, SMTRAB e IBRATEC de acordo com os dados do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social - IPVS, da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados.