Fantoches na Praça continuam a animar espaços públicos na Zona Leste

O Grupo Sobrevento formou seis grupos com 30 alunos da zona Leste, que agora estão levando o teatro de bonecos para seis diferentes praças da região. As apresentações vão até o dia 7 de agosto.

Uma antiga tradição popular está tomando as praças da zona Leste. Através do projeto Fantoches na Praça, subvencionado pelo Programa de Fomento ao Teatro, da Prefeitura de São Paulo, o Grupo Sobrevento formou seis grupos com 30 alunos da zona Leste, que agora estão levando o teatro de bonecos para seis diferentes praças da região. As apresentações vão até o dia 7 de agosto.

Desde o dia 3 de junho, cada praça recebe um espetáculo diferente aos domingos, graças ao rodízio que os grupos estão realizando. Para criar as peças, os grupos foram buscar inspiração nas mais diversas fontes: estão presentes desde autores clássicos, como Nicolai Gogol, Arthur Azevedo e Moliére a autores anônimos da literatura de cordel e medieval. Toda a programação é gratuita.

As praças escolhidas se encontram dentro de algumas das regiões mais carentes da cidade. Cada um dos seis grupos de novos bonequeiros fica responsável por uma praça e tem que coordenar um trabalho de integração à população vizinha a ela, com a finalidade de divulgar o evento e conquistar apoio à iniciativa. Até o final deste ano, mais 12 praças da Zona Leste devem ser contempladas com as apresentações.

O Sobrevento pretende, com isto, estruturar o trabalho e aprofundar a formação dos jovens que freqüentaram um curso básico de teatro de animação, quatro meses de oficina de aprimoramento e que se incorporam, cada vez mais, às ações do Grupo. A oficina buscou apresentar o teatro de bonecos como um ofício possível aos jovens da Zona Leste, oferecendo-lhes caminho para sua profissionalização, o que efetivamente vem se dando, com o surgimento de convites para apresentações em festivais em São Paulo e em cidades vizinhas.

O Grupo Sobrevento se dedica à pesquisa do teatro de animação desde 1986, sendo reconhecido nacional e internacionalmente como um dos maiores especialistas brasileiros da área. Com oito espetáculos no repertório, o grupo ganhou alguns dos prêmios de teatro mais importantes do país e já se apresentou em mais de 150 cidades do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Escócia e Irlanda.