Psoríase é discutida em encontro no dia 13 em São Paulo

O evento tem o objetivo de promover um amplo debate entre doentes, profissionais, pesquisadores e autoridades da área, buscando o esclarecimento das causas e formas de tratamento da doença.

O salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo sediará, no dia 13 de agosto, das 8h30 às 19h15, o 3º Encontro Municipal e 1º Encontro Nacional de Psoríase.

O evento tem o objetivo de promover um amplo debate entre doentes, profissionais, pesquisadores e autoridades da área, buscando o esclarecimento das causas e formas de tratamento da doença.

O Encontro é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Participação e Parcerias, que conta com o apoio da Secretaria de Saúde e do Centro Brasileiro de Psoríase - CBP.

A Psoríase é genética, atinge cerca de três milhões de brasileiros, e ainda não têm suas causas especificadas nem tratamento eficiente. Ela manifesta-se com freqüência na forma de lesões avermelhadas, com escamas grossas e esbranquiçadas, principalmente nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo.

Por esse motivo, muitos portadores da psoríase são vistos com estranheza e vítimas de preconceitos. Contudo, sabe-se que a doença não é contagiosa, sendo por isso fundamental a realização desse evento de modo a desmitificá-la junto à população.

Programação

A programação do evento prevê a realização de um plenário de abertura às 9h00 com a participação de Roberto Tripolli, presidente da Câmara Municipal, Gilberto Natalini, Secretário de Participação e Parceria, Maria Cristina Cury, Secretária Municipal de Saúde, além do Secretário da Coordenação das Subprefeituras, da Primeira Dama do Município de São Paulo, do Secretário Adjunto de Saúde do Estado de São Paulo e de demais autoridade e pesquisadores no assunto.

No decorrer do dia haverá diversas sessões de discussão em diversos níveis da Psoríase, apresentado noções básicas e avançadas a seu respeito, esclarecendo alguns pontos que por vezes motivam atitudes preconceituosas junto aos doentes.

Serão realizadas também sessões de esclarecimento da relação médico-paciente, enfocando o ponto de vista de ambos, além de sessões de relaxamento e meditação. O diferencial desta edição está na promoção de uma sessão de capacitação de podólogos, esteticistas e cabeleireiros de modo a torná-los aptos a atender portadores da Psoríase.

A iniciativa da realização deste evento partiu de Projeto de Lei do então vereador Gilberto Natallini, hoje Secretário Municipal de Participação e Parcerias, em tramitação na Câmara Municipal, e que prevê a criação de um política municipal voltada aos portadores de psoríase.

A última edição contou com a presença de mais de 800 pessoas, e estima-se que este ano haverão mais de 1000 participantes. Ao final do evento será elaborada uma Carta de Compromisso do Encontro, de modo a estabelecer metas e ações a serem realizadas no decorrer do ano e assegurar a realização anual desse evento.

Serviço

3º Encontro Municipal e 1º Encontro Nacional de Psoríase
Data: 13 de agosto de 2005
Horário: das 8h30 às 19h15
Local: Câmara Municipal da São Paulo - Viaduto Jacareí nº 100
Inscrições: pelo site www.anggulo.com.br
E-mail: inscricoes@anggulo.com.br
Telefone: (11) 5031-4081