Professores aprovam a vigilância dos guardas

A aprovação vai além da segurança das crianças. Além de acompanhar os alunos, os guardas civis também estão à disposição das chamadas e solicitações dos funcionários das escolas.

Vânia de Azevedo, diretora há 10 anos da Emef Edgar Cavalheiro, considera a presença da ronda e do policiamento muito importante para manter a ordem na escola, que tem mais de 2 mil alunos matriculados. “Aqui é bem tranqüilo, não temos ocorrências graves com alunos, isso se deve muito ao trabalho preventivo e continuado dos guardas, que não possuem aquela postura repressora que muita gente acredita que eles têm. O comportamento deles é de diálogo”.

Além de acompanhar os alunos, os guardas civis também estão à disposição das chamadas e solicitações dos funcionários das escolas. “Outro dia uma professora passou mal, então, chamamos a guarda que a levou para o hospital”, lembra.

Para ela, “mesmo não sendo uma escola problemática e violenta, acredito que a GCM deve continuar fazendo seu trabalho preventivo para manter por muito mais tempo essa tranqüilidade. A função da GCM não é combater a criminalidade quando ela já está instalada no local, mas preveni-la antes que ela chegue”.