Prefeitura inicia distribuição de óculos da "Campanha Olho no Olho 2005"

O programa irá atender a todas as crianças matriculadas no 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede pública através de consultas, aquisição e distribuição de óculos. Até o momento, mais de 10 mil consultas já foram realizadas.

A Prefeitura de São Paulo inicia nesta semana a distribuição dos primeiros óculos da “Campanha Olho no Olho 2005”. O programa irá atender a todas as crianças matriculadas no 2º e 3º anos do Ciclo I do Ensino Fundamental da rede pública através de consultas, aquisição e distribuição de óculos.

Até o momento, mais de 10 mil consultas já foram realizadas nos departamentos de oftalmologia da Unifesp e do HC. A atual campanha é uma parceria entre o Ministério da Educação (FNDE), Prefeitura Municipal de São Paulo (Secretarias de Educação e Saúde), USP, Unifesp, Hospital Israelita Albert Einstein, Fundação Faculdade de Medicina e Fedex.

A Campanha é financiada pelo Ministério da Educação com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O empenho das secretarias municipais de Educação e Saúde na realização dessa campanha vem de encontro às ações que já são desenvolvidas visando à promoção da saúde, garantindo um bom aproveitamento e permanência das crianças nas escolas.

A primeira Campanha Nacional de Reabilitação Visual, - Projeto Olho no Olho -, de âmbito nacional, foi realizado em 1998, e os recursos eram gerenciados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. A campanha tinha como meta a realização de treinamentos, consultas oftalmológicas e fornecimento de óculos quando necessários a crianças matriculadas no 1°ano do ensino fundamental da rede pública de municípios com população superior a 40.000 habitantes.