Prefeitura entrega 81 novos veículos para a Guarda Civil Metropolitana

Novos carros passam a atuar no Programa de Proteção Escolar, com 324 guardas na ronda de 902 escolas municipais.

Às 11h20, 162 guardas civis dentro de 81 novos veículos saiam do Vale do Anhangabaú (Centro) em direção a escolas municipais de todas as regiões da cidade, para a primeira ronda com os carros entregues à Guarda Civil Metropolitana nesta terça-feira (2) pela Prefeitura de São Paulo.

A aquisição tem o objetivo de reforçar a segurança em todos os equipamentos da rede municipal de ensino e intensificar as ações de combate à violência e à criminalidade na capital. Até hoje, atuavam no Programa de Proteção Escolar 24 carros, que passam a ser utilizados em outras funções.

“Os 81 novos veículos associados ao trabalho em coordenação com a Polícia Militar vão melhorar a segurança das nossas crianças na cidade inteira”, destacou o prefeito de São Paulo.

Os automóveis adquiridos são do modelo Corsa, com quatro portas e equipados com sinalização acústica e visual, e rádio comunicação. Cada viatura será utilizada por dois GCM's, que farão rondas periódicas no horário escolar, em dois turnos (das 7 às 15h e das 15 às 23h), em determinado setor que abrangerá, em média, 11 escolas.

O efetivo do Programa de Proteção Escolar aumentará de 800 para 922 guardas civis, sendo 324 da ronda de 902 escolas e 598 agentes fixos em 236 equipamentos de ensino.

As viaturas entregues serão regionalizadas da seguinte maneira: 6 no Centro, 12 na zona Norte, 21 na zona Sul, 30 na Leste e 12 na região Oeste. Com os 81 novos carros, a frota da Guarda Civil Metropolitana passa de 266 para 347 automóveis, além das 133 motos já existentes.

Para a compra das viaturas, a Prefeitura fechou um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Ministério da Justiça). O governo municipal investiu 50% do total de R$ 2,79 milhões e o governo federal, a outra metade, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

“Esperamos que essa parceria continue, inclusive na compra dos equipamentos de comunicação, que são chaves para o fortalecimento da Guarda Civil na nossa cidade”, afirmou o prefeito José Serra.

O prefeito aproveitou para divulgar um projeto de ampliação das funções da GCM. “Queremos criar a Guarda Verde, para ajudar a defender o futuro do meio ambiente da nossa cidade”, explicou.

O coordenador de Segurança Urbana do Município, coronel Alberto Silveira Rodrigues, acredita que os 81 veículos serão um meio de a Guarda Civil prestar um serviço com mais qualidade à população. Silveira Rodrigues lembrou em seu discurso da GCM Danielle Monteiro, morta no dia 13 de junho por assaltantes enquanto patrulhava o entorno da escola municipal Vicentina Ribeiro da Luz, na zona Leste.

“Uma grande homenagem nossa é reforçar este policiamento dando paz e tranqüilidade àqueles que freqüentam o ambiente estudantil do nosso município”, afirmou o coronel.

Entre os projetos para um aperfeiçoamento ainda maior da corporação, segundo ele, estão a ampliação do complexo de ensino da GCM; o aumento do efetivo (hoje com 6.092 guardas) aproveitando concurso já realizado; a centralização e a integração das comunicações da Guarda com outros órgãos; e a implantação de uma central de monitoramento eletrônico na região central.

GCM

A Guarda Civil Metropolitana foi criada pela Lei Municipal 10.115, de setembro de 1986. A corporação tem como competência legal zelar pela segurança pública e pela preservação dos bens públicos municipais (ruas, praças, parques, prédios públicos etc).

A GCM também atua na proteção de fiscais de órgãos relacionados à Prefeitura, como o Contru (Controle de Uso de Imóveis, da Secretaria de Habitação), responsável pela fiscalização e conservação de imóveis; e o Psiu (Programa de Silêncio Urbano, da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras), que fiscaliza estabelecimentos comerciais com o objetivo de resguardar o limite de emissão sonora permitido em cada horário.

Além dos serviços de proteção, a Guarda Civil desenvolve também atividades musicais, com uma banda e um coral. A banda foi criada em 1990 (decreto 28.586) e, desde então, acompanha solenidades e inaugurações na capital, como a cerimônia de entrega dos 81 novos veículos da GCM nesta terça-feira. O coral, criado em 2001, realiza apresentações em hospitais, asilos e escolas, entre outros locais.