Congresso discute novos tratamentos médicos para portadores de deficiência

Dois grandes congressos voltados à discussão dos novos tratamentos começam em São Paulo nesta quarta-feira e terão a participação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, participam, nesta quarta-feira (03/08), às 12h, da abertura do 3º Congresso de Medicina e Reabilitação da AACD e do 5º Congresso Internacional de Medicina e Reabilitação da Oritel (Organização Internacional dos Teletons), que serão realizados até o dia 5, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O congresso reunirá especialistas de 15 países, entre eles, Brasil, Estados Unidos, Suíça, Chile, México e Uruguai, para discutir as novidades no tratamento de pessoas com deficiência, com foco na abordagem multidisciplinar, que consiste na avaliação de pacientes por especialistas de diversas áreas da saúde, trocando o tratamento mecânico por um funcional com modernas técnicas de reabilitação - para a redução do tempo de espera por consultas, além do tratamento e progresso mais rápidos do paciente. O objetivo é promover a troca de experiências e tecnologias entre os participantes, assim como auxiliar outros países a desenvolverem seus próprios projetos para a construção de Centros de Reabilitação.

A Oritel (Organização Internacional dos Teletons) é formada pelos países que possuem centros de reabilitação de grande porte, associados ao Projeto Teleton, que promove a obtenção de recursos financeiros a partir de campanhas de arrecadações feitas por telefone.

Também estarão presentes no encontro, o secretário da Educação do Estado, Gabriel Chalita; a presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, Claudia Fonseca; Maria Alice Rosmaninho, do CAPE (Centro de Apoio Pedagógico); Akira Hishida, representando o presidente do Conselho Regional de Medicina, Isaac Jorge Filho; o presidente da SBOT Regional de São Paulo (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), Edgard dos Santos Pereira; e o presidente da SBOT, Walter Manna Albertoni. O Memorial da América Latina fica na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, na Barra Funda.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência é o órgão da administração municipal que tem a missão de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência - seja ela física, mental, auditiva, visual - ou com mobilidade reduzida, e de articulador as ações governamentais, intersecretariais e intersetoriais que atendam às necessidades dessa população.