Alunos da rede pública participam de oficinas de arte-educação no MAM

As atividades educacionais das oficinas serão coordenadas por 18 arte-educadores do setor educativo do Museu de Arte Moderna (MAM) e 100 estudantes voluntários de faculdades de artes plásticas paulistanas (Belas Artes, Faap, São Judas Tadeu, Santa Marcelina, Unesp e PUC-SP).

As secretarias Municipal e Estadual de Educação e o MAM (Museu de Arte Moderna) promoveram nesta quarta-feira (3/08), no Parque do Ibirapuera, um evento com seis oficinas de arte adaptadas do livro "Fazer e Pensar Arte" para 4 mil estudantes de escolas públicas (Confira a galeria de fotos, no canto direito da página).

"Fazer e Pensar Arte" é uma publicação da arte-educadora dinamarquesa Anna Marie Holm, uma das mais respeitadas do mundo. O livro será lançado ainda hoje, com a presença da autora.

As atividades educacionais das oficinas, que ocorrem durante o dia todo, estão sendo coordenadas por 18 arte-educadores do setor educativo do MAM e 100 estudantes voluntários de faculdades de artes plásticas paulistanas (Belas Artes, Faap, São Judas Tadeu, Santa Marcelina, Unesp e PUC-SP).

O livro

"Fazer e Pensar Arte" está sendo lançado em primeira edição em português. No livro, a educadora dinamarquesa relata experiências de arte-educação com crianças na Europa, realizadas a partir de obras de arte de artistas contemporâneos, incluindo a brasileira Leda Catunda.

No ano passado, Anna Marie fez uma palestra no fim da exposição "Escola com arte - Uma experiência nos fins de semana" , organizada pelo MAM de 29 de outubro a 5 de dezembro, sob curadoria de Bené Fonteles e concepção educativa de Nair Kremer.

A exposição mostrou trabalhos desenvolvidos por alunos e outros participantes do Projeto Ávida - Arte como Educação, realizado dentro do programa Escola da Família, da Secretaria de Estado da Educação, que abre as escolas estaduais à comunidade nos finais de semana.

O projeto foi desenvolvido em onze escolas da região do Jardim Míriam, na capital, em parceria com o Faça Parte - Instituto Brasil Voluntário. Pela primeira vez, alunos de escolas públicas puderam mostrar trabalhos num espaço como o MAM. A exposição foi visitada por 22 mil freqüentadores do Escola da Família em 550 escolas estaduais.

Confira as oficinas

Placas de sinalização - Na atividade, os participantes produzem placas de sinalização semelhantes às de trânsito. Algumas delas fazem referência ao meio-ambiente para promover diversão e respeito à natureza.

Desenhando os rastros das formigas e insetos - As crianças colocam grandes folhas de papel no gramado ou em outros locais de contato com o meio-ambiente do parque e fazem o registro da passagem de formigas e outros insetos.

Poemas ao ar livre - Os participantes espalham mensagens curiosas em locais inesperados do parque para chamar a atenção dos transeuntes.

Desenho de bolso - O participante coloca um papel no bolso e observa o entorno. Com dois lápis coloridos reproduz, com a mão no bolso, as paisagens e outras impressões sensoriais.

Desenhar os espaços vazios - A atividade estimula desenhar o que não é visto, o pouco evidente. Ou seja, os vãos das árvores, os espaços entre os prédios ou, entre outros, os locais que passam desapercebidos.

Registrar e procurar vestígios - Como arqueólogas, as crianças procuram no interior do parque vestígios e marcas que a própria natureza imprime nos trabalhos. A interferência do meio-ambiente merece a atenção dos participantes.