Secretaria de Transportes terá um novo sistema de comunicação

Até 13 de agosto, mais de 50% dos rádios atualmente em uso já terão sido substituídos pela tecnologia digital de transmissão de dados, imagens e voz para uso da SPTrans, do DSV, do DTP e da CET. Três empresas serão co-autoras do projeto.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e três das mais avançadas empresas em tecnologia de comunicação no Brasil vão trabalhar juntas, nos próximos seis meses, para realizar a maior mudança dos últimos 30 anos no relacionamento entre os agentes de trânsito e transporte e suas centrais de operação.

No último dia 13 a Telesp Celular (Vivo), a Siemens Communication e a Sisgraph assinaram contrato emergencial com a SMT e tornaram-se co-autoras no desenvolvimento de um novo sistema digital de transmissão de dados, imagens e voz para uso conjunto da SPTrans, do DSV, do DTP e da CET. Até 13 de agosto, mais de 50% dos rádios atualmente em uso já terão sido substituídos pela tecnologia digital.

Os novos equipamentos vão rastrear as viaturas e elaborar mapas de lentidão do trânsito, mostrando onde estão as equipes operacionais e qual delas pode atender mais rápido uma determinada ocorrência. Um aplicativo vai permitir multiconferências com até 120 ligações simultâneas, a partir de grupos previamente formados. A expectativa da SMT é introduzir, ainda neste período de testes, a aplicação de multas também por via digital.