Prefeitura aposta em novas tecnologias para melhorar a fiscalização do trânsito

Até o final da semana, a SMT receberá os 1.010 computadores de mão (PDAs Treo 600) equipados de câmera e transferência de dados online; 655 aparelhos PTT (“aperte e fale”) e 135 celulares com aplicativos de dados.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apresentou nesta quinta-feira (4/08) o seu novo site de relacionamento com a população e os equipamentos de trasmissão de dados de última geração adiquiridos pela companhia para reforçar a fiscalização.

“Até agora, com o antigo sistema eram registradas pela CET cerca de 1500 ocorrências por dia no trânsito, com o novo sistema vão ser captadas 6.000. Vai haver uma expansão do diagnóstico daquilo que está acontecendo na cidade, além da rapidez no atendimento dos problemas e, esse é um grande avanço para a melhoria do trânsito da cidade de São Paulo”, disse o prefeito de São Paulo durante o evento.

A Prefeitura e três empresas de comunicação no Brasil vão trabalhar juntas, pelos próximos seis meses, no desenvolvimento de um novo sistema digital de transmissão de dados, imagens e voz para uso conjunto da São Paulo Transporte (SPTrans), do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), do Departamento de Transporte Público (DTP) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A tarefa é criar condições de automatização de despachos, rastreamento de viaturas, mapas de lentidão e gerenciamento de informações. Até o final da semana, a SMT receberá os 1.010 computadores de mão (PDAs Treo 600) equipados de câmera e transferência de dados online; 655 aparelhos PTT (“aperte e fale”) e 135 celulares com aplicativos de dados.

Os aparelhos vão permitir que os agentes preencham no PDA e enviem, on-line, os formulários de ocorrência, ao mesmo tempo em que avisam o grau de prioridade desse formulário. Para que esta mudança de culturas não cause também impacto ao trânsito da cidade, que tem 1.800 “marronzinhos” para cerca de 5,8 milhões de veículos regulares, a CET formou um grupo de 100 funcionários multiplicadores.

Todos os dias, desde 1º de agosto, 240 agentes das seis Gerências de Engenharia de Tráfego (GETs) da cidade recebem dos multiplicadores os novos conceitos e orientações do sistema de voz. Assim, a expectativa é de que esta primeira fase de treinamento esteja concluída até 13 de agosto. A conclusão da segunda etapa, relativa à transmissão de dados e imagens, está prevista para 13 de setembro e vai permitir a desativação completa do antigo sistema radiofônico.

Novo site

O novo site da CET oferece à população da cidade de São Paulo um serviço de informação com o objetivo de agilizar o atendimento, por e-mail, às diversas necessidades dos usuários do trânsito. As respostas aos e-mails serão encaminhadas aos demandantes em até 24 horas.

VoCETem, nome que batiza a iniciativa, pode ser acessado por meio do site da CET, ou através do endereço www.cetsp.com.br/voCETem, e ainda por meio do portal da Prefeitura - www.prefeitura.sp.gov.br.