"Chorões" do Toccata Paulistana se apresentam em Santana

O chorinho, uma das mais antigas tradições musicais brasileiras, é o destaque deste sábado (20/08) no Teatro Alfredo Mesquita.

O chorinho, uma das mais antigas tradições musicais brasileiras, é o destaque deste sábado, dia 20, no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana.

O grupo Toccata Paulistana realizará uma única apresentação, com entrada franca, trazendo sucessos como Brasileirinho, Pedacinho do Céu e Carinhoso - e provando que o gênero continua mais vivo que nunca.

Criado no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, o chorinho é freqüentemente comparado ao jazz, dadas às possibilidades de improvisação que oferece. Entre as diferenças, vale citar a cronologia: antes que o jazz surgisse nos Estados Unidos, o chorinho já fazia sucesso por aqui...

Desde seu surgimento, grandes artistas foram fisgados por essa musicalidade e se dedicaram a aprimorar o estilo. Nomes como Sátiro Bilhar, Dino, João Pernambuco, Lula Cavaquinho, Nelson Alves, Patápio, Pixinguinha, Donga, Altamiro Carrilho, Jacob do Bandolim e Paulinho da Viola, entre outros. Nem mesmo o maestro Heitor Villa-Lobos fugiu de seus encantos e, inspirado pelo gênero, criou “Os Choros”.

A partir da década de 1960, outras formas de música – bossa nova, rock, mpb - surgiram e o chorinho perdeu seu espaço. No entanto, desde 1990, vem sendo realizado um esforço para recuperar o estilo. Hoje, não são poucos os “chorões” que mantêm viva essa tradição, com suas belas composições e seus improvisos.

Entre eles, estão os músicos do grupo Toccata Paulistana. Apaixonados pelo choro, Roberto Campale (cavaco solo), Juliano Braga (cavaco base), Alex Silva (violão), André Cardoso (sax tenor) e Mariana de Almeida (teclado) formaram o grupo há um ano. Eles tocam profissionalmente em bares, restaurantes e aniversários, entre outros. Realizam também apresentações gratuitas – como esta de sábado - com o objetivo de levar cultura e entretenimento à comunidade da zona Norte.

Quem for ao Teatro Alfredo Mesquita poderá se deleitar com o ritmo, os acordes e a suavidade dessa música capaz de tocar fundo no coração de qualquer brasileiro. Confira o serviço na programação.