No ar, a alternativa Web Rádio do Centro Cultural

Transitando livremente entre o rock do Sepultura e os ritmos nordestinos de Gereba, a rádio on-line do Centro Cultural São Paulo (CCSP) divulga o acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga e amplia os horizontes culturais de seus ouvintes.

Representantes de vertentes musicais bem diferentes, o compositor Gereba e Andreas Kisser, guitarrista da banda Sepultura, são os convidados deste mês do programa “Crônicas de Toca Disco”, que vai ao ar pela Web Radio do CCSP.

Na ocasião, os músicos apresentarão notícias de bastidores e lembranças trazidas por algumas das produções selecionadas por eles no acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga do CCSP.

Na primeira semana, o compositor Gereba contará aos ouvintes curiosidades a respeito dos discos escolhidos por ele. Na terceira, é a vez de Andreas Kisser apresentar sua seleção e seus comentários. Esses artistas de perfis tão diferentes ilustram bem o teor da programação da emissora que atrai ouvintes dos mais variados gostos musicais.

Vocação informativa e musical

Há um ano no ar, graças a um convênio estabelecido entre o CCSP e a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), a rádio virtual vem estabelecendo sua programação a partir de duas linhas de ação distintas:

Uma é divulgar o acervo de 63 mil discos (33 e 78rpm) de música popular e erudita da Discoteca Oneyda Alvarenga, que é seguida pelos programas “Alta Fidelidade”, de música instrumental contemporânea brasileira; “Vitrola Nova”, que apresenta versões atuais de músicas antigas e suas gravações originais; e “Crônicas de Toca-discos”, no qual personalidades do mundo musical são convidados a conhecer a Discoteca e contar suas histórias.

A outra linha de ação é desenvolvida pelos programas “Prosa & Descompasso”, de música popular brasileira e “Lado C”, de bandas alternativas e undergrounds. Nesses programas, talentos novos e antigos encontram espaço para divulgar seus trabalhos.

Um desafio a cada novo programa

Márcio Yonamine, coordenador da rádio, explica que, para ir além da simples apresentação musical, todos os programas trazem convidados e são elaborados com muita pesquisa.

“A Web Radio é pública e institucional; dessa forma, não estamos disputando público com as demais emissoras. O nosso grande desafio é levar a qualidade do CCSP aos ouvintes, ampliando os conhecimentos desse público; para isso, temos que ir além das informações básicas a respeito de artistas e gêneros musicais, e isso sempre requer um minucioso levantamento de dados”.

Além dos programas periódicos, os eventos do CCSP também servem como tema para especiais levados ao ar pela emissora. Um exemplo foi a “Sintonia do Rock” - programação realizada em comemoração do Dia Mundial do Rock, 13 de julho - que gerou o “Especial Rock”, uma série com os programas: “East Village”, “Teodoro Sampaio”, “Mulheres no rock” e “Bandas Cantam Bandas”.

Do “Festival na batuta do gato”, organizado pela emissora em novembro de 2004, nasceu o especial “Na batuta do gato”. “Aquele foi um festival de choro, e como há muita coisa para se falar a respeito desse gênero, mensalmente fazemos um novo programa para ser incorporado ao especial”, explica Markito Alonso, diretor de programação da rádio.

Toda a programação eclética e informativa apresentada via internet, inclusive alguns shows gravados no Ao vivo CCSP, ficam no arquivo da emissora e podem ser acessados a qualquer momento na página do Centro Cultural: www.centrocultural.sp.gov.br. Sugestões para a programação da rádio podem ser enviadas para radioccsp@prefeitura.sp.gov.br.