Crianças da Capela do Socorro contribuem para o aumento de áreas verdes na região

O Plantando Sementes visa arborizar, com a ajuda das crianças, terrenos municipais como praças, calçadas e canteiros. Elas recebem orientação para o plantio e uma placa com seu nome, que ficará sempre junto à muda.

Centenas de crianças da Subprefeitura Capela do Socorro já experimentaram em 2005, graças ao Projeto Plantando Sementes para o Futuro, o prazer de plantar uma árvore e, como conseqüência, ficaram também com a responsabilidade de cuidar para que ela cresça cada dia um pouco mais.

Além de incentivar o lado cidadão de cada criança, o plantio evita a continuidade do mau hábito de alguns moradores, de jogar lixo e entulho em terrenos públicos. No último sábado (06/08), na Favela Paraguai, foram plantadas 90 mudas. Na ação anterior, feita no dia 16 de julho no Jardim Guanabara, foram plantadas mais de 160 mudas.

Os cuidados nos primeiros meses são fundamentais para que a árvore sobreviva, o que motivou a implantação do projeto, que é feito sempre no enceramento do “Capela em Ação” – realizado quinzenalmente em vários bairros da região. O “Plantando Sementes” visa arborizar, com a ajuda das crianças, as áreas e terrenos municipais como praças, calçadas e canteiros.

Na ação, os pais de crianças de até um ano são convidados pela subprefeitura a plantar uma árvore em homenagem ao seu filho, recebendo orientação técnica para o plantio, um certificado e uma placa com o nome da criança homenageada. São oferecidas a cerca de 100 famílias.

As mudas que restam são oferecidas a alunos de creches e escolas, e aqueles que aceitam a proposta têm imediatamente a responsabilidade de tomar conta da plantinha, molhando e protegendo conforme as orientações da subprefeitura.

As comunidades e lideranças de bairro que queiram organizar plantios na região da Capela do Socorro podem entrar em contato com a subprefeitura e procurar os responsáveis pelo projeto.