Prefeitura entrega escola de alvenaria a 1.223 alunos do ensino fundamental em Perus

A Prefeitura retomou, até o momento, as obras de substituição de 47 escolas metálicas, sendo 17 pela Secretaria Municipal de Educação e 30 pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Obras.

A manhã desta terça-feira (9/08) foi de festa na rua Florestan Fernades, em Perus (zona Norte), principalmente para os 41 professores e os 1.223 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Monte Belo, que, pela primeira vez em cinco anos, tiveram aula em uma sala de estrutura definitiva e de boa qualidade.

“É lamentável que algumas crianças nunca tenham freqüentado uma escola que não fosse de lata. Agora esse pesadelo está no fim de uma vez por todas”, comentou o prefeito após visitar as novas instalações, conversar com crianças, mães e funcionários e surpreender uma das turmas com uma curta aula de matemática.

Os alunos tanto da EMEF Monte Belo quanto da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Monte Belo - localizada ao lado - foram transferidos para unidades de compensado de madeira anexas em setembro de 2004, com a promessa de que receberiam a nova escola até o final de 2004. O atraso no pagamento da construtora, no entanto, levou à paralisação das obras. Ao assumir, a atual Administração renegociou os contratos e retomou as obras.

No caso da EMEF Monte Belo, a renegociação promovida pela Administração Serra levou a uma redução de 18,5% no preço do metro quadrado de construção. A obra, de 1.200 m2, custou R$ 695 mil. “Fizemos uma escola mais barata com a mesma qualidade, somente negociando o preço”, destacou o prefeito.

A escola inaugurada hoje, uma das 8 escolas de alvenaria em substituição a unidades de lata na cidade que já estão prontas e em uso, conta com 9 salas de aula, um laboratório de informática, uma sala de leitura, duas salas administrativas, uma sala de professores, uma cozinha e uma quadra esportiva.

A EMEI Monte Belo, onde estudam 425 crianças de 4 a 6 anos de idade, terá seu prédio de alvenaria entregue até o início de setembro.

A Prefeitura retomou, até o momento, as obras de substituição de 47 escolas metálicas, sendo 17 pela Secretaria Municipal de Educação e 30 pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Obras.

A Secretaria de Educação garantiu que até o início do próximo ano letivo todos os alunos da rede municipal estarão em escolas de alvenaria.