Prefeitura estuda dar prêmios e bônus para usuário do bilhete único

O objetivo da SPTrans é diminuir a perda ou descarte do Bilhete Único. Essas medidas deverão incluir uma campanha educativa para que os usuários mantenham consigo o seu cartão plástico.

A Prefeitura estuda um programa de incentivo aos usuários do Bilhete Único que permita personalizar o cartão e, inclusive, conceder prêmios, bônus, viagens de graça e promoções eventuais de fins-de-semana. Os cartões identificados permitiriam também que o mesmo cartão plástico seja usado para outros serviços públicos (como sistema de saúde, por exemplo).

O objetivo da SPTrans é diminuir a perda ou descarte do Bilhete Único. Essas medidas deverão incluir uma campanha educativa para que os usuários mantenham consigo o seu cartão plástico.

A SPTrans quer incentivar o aumento do cadastramento pelos usuários do Bilhete Único. Hoje, cerca de 60% dos usuários já são cadastrados, devendo esse número chegar à totalidade dos usuários regulares do sistema.

O cadastro permite conhecer com mais precisão os roteiros usados pela população, podendo apontar as linhas mais desejadas, necessidade de ampliação de atendimento ou mesmo de alteração de rotas.

A Prefeitura emite mensalmente cerca de 200 mil bilhetes, a um custo unitário de R$ 6 por cartão. Desde a criação do Bilhete Único já foram emitidos mais de 8 milhões de cartões plásticos, para um universo de usuários de cerca de 4 milhões de pessoas. Ou seja, cerca de R$ 24 milhões gastos com cartões de plástico poderiam ter sido investidos em melhorias no sistema.