Pinheiros comemora 445 com agenda de eventos gratuitos

Com o lema “Pinheiros é um espetáculo!”, o calendário de homenagens registra mais de 150 atividades culturais, como shows, exposições e oficinas culturais, entre outros, para pessoas de todas as idades e classes sociais.

Para comemorar os 445 anos do bairro, a Subprefeitura Pinheiros promove uma série de atividades culturais grátis. Com o lema “Pinheiros é um espetáculo!”, o calendário de homenagens registra mais de 150 atividades culturais, como shows, exposições e oficinas culturais, entre outros, para pessoas de todas as idades e classes sociais.

Muitas instituições demonstraram interesse em participar das comemorações. Ao reunir um grande número de festividades grátis, a idéia foi atrair o maior número de pessoas para esse universo cultural que é Pinheiros.

No dia 14, véspera do aniversário, será celebrada uma missa campal na Igreja Nossa Senhora de Mont Serrat, no Largo de Pinheiros. No dia 15, a partir das 22h00, será realizada uma “noite de Jazz” na casa noturna Blen Blen. Em homenagem ao aniversário de Pinheiros, a entrada será franca, sem cobrança de couvert artístico.

No dia 21, a Subprefeitura de Pinheiros participará da tradicional feira de Artes da Vila Madalena, através de uma tenda de informações na Rua da Cidadania. Nessa mesma feira, às 14h00, será cortado um “bolo simbólico” para comemorar o aniversário do bairro.

Outras atrações importantes são as exposições que estão ocorrendo desde o dia 1º de agosto nas bibliotecas municipais da região de Pinheiros. Em geral, são documentos que buscam trazer à lembrança histórias e aspectos antigos do bairro.

Durante todo o mês de agosto, a Biblioteca Álvaro Guerra, das 8h00 às 17h00, apresenta as “Memórias do Baixo Pinheiros, Memórias de Vida, Memórias da Cidade”, exposição permanente de fotos e depoimentos de antigos moradores do Baixo Pinheiros.

No dia 15, às 9h00, ocorrerá na Biblioteca Alceu Amoroso Lima a abertura da exposição Educação e Arte, onde estarão expostos desenhos e pinturas do Programa Cidade Limpa, elaborados por crianças dos núcleos sócio-educativos e abrigo de Pinheiros.

O projeto tem como objetivo ampliar a consciência quanto aos aspectos nocivos da prática de pichação e da necessidade de preservação dos espaços públicos e do meio ambiente. No mesmo local, às 15h30, está prevista a Roda de Histórias de Pinheiros, coordenada pelos participantes da Estação Memória. Às 20h00, ocorrerá a abertura da exposição “Reflexos Brasileiros”, apresentando pinturas e desenhos das ruas de Pinheiros, Vila Madalena e Litoral de São Paulo.

Ao todo, durante o mês, serão mais de 150 eventos – a maioria grátis – com mais de 30 instituições participando. A programação completa você pode encontrar no site da Subprefeitura de Pinheiros.