Profissionais que cuidam dos idosos terão curso de capacitação

O curso começa nesta quinta (11/08), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Universidade Uninove.

A Prefeitura promove, de agosto a dezembro, um curso de capacitação direcionado a 150 profissionais de nível universitário responsáveis pelo trabalho sócio-educativo destinado aos idosos, a representantes dos Fóruns Regionais de Idosos e a conselheiros do Grande Conselho Municipal do Idoso. O curso começa nesta quinta (11/08), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Universidade Uninove.

O objetivo do curso “Projeto de Capacitação I para Profissionais que Trabalham com o Segmento Idoso” é proporcionar ao grupo de profissionais conhecimentos e técnicas sócio-educacionais para o desempenho de suas atividades junto a esses beneficiários, além de ampliar a visão das políticas públicas destinadas ao cidadão idoso.

Sob a coordenação do Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci@), da SMADS, e do LaborIdade (Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas do Envelhecimento), o curso será ministrado dois dias por mês, de agosto a dezembro, na Universidade Uninove (Unidade Memorial - na rua Dr. Adolfo Pinto, 109 - próximo ao Memorial da América Latina e Metrô Barra Funda, no Auditório do 12º andar).

Responsável por imprimir políticas públicas de inserção, proteção, prevenção e promoção social aos idosos, a SMADS mantém hoje uma rede de Proteção Social para Idosos que atende, por mês, mais de 10 mil pessoas com mais de 60 anos, em:

- 104 Núcleos e Centro de Convivência, com 7 mil idosos. Destes, 3 são Centros de Convívio e Acolhida Diurno, com atendimento a 80 idosos.
- 1 Centro de Referência da Cidadania do Idoso, com 2.700 idosos.
- 2 Abrigos, com 130 idosos.
- 1 Albergue com Núcleo de Serviço, com 158 idosos.
- 11 Moradias Provisórias, com 342 vagas.
- Apoio Sócio-Alimentar, com 30 idosos atendidos.