Itaquera receberá o primeiro Posto de Apoio ao Empreendedor de São Paulo

A escolha da região foi feita devido ao imenso contingente de desempregados. Segundo pesquisa encomendada pelo Sebrae, 40% da população da Zona Leste está desocupada.

A Prefeitura de São Paulo em parceria com o Sebrae inaugurará no final de agosto o primeiro Posto de Atendimento ao Empreendedor de São Paulo (PAE) no Centro de Apoio ao Trabalho. A unidade escolhida para ser o piloto é a de Itaquera, na Zona Leste.

A escolha da região foi feita devido ao imenso contingente de desempregados. Segundo pesquisa encomendada pelo Sebrae, 40% da população da Zona Leste está desocupada. Por outro lado, o número de microempresas é surpreendente.

São 118 mil pequenas empresas que movimentam o comércio de Itaquera. Com a implantação do PAE, a expectativa é que se estimule um desenvolvimento local sustentável, com a abertura de novas microempresas e o fortalecimento das atuais.

O PAE visa ajudar tanto quem pretende abrir um negócio, como quem já é dono de uma microempresa. A estrutura, no entanto, contará com a participação de várias entidades (ONGs e institutos) ligadas ao empreendorismo.

Para isso, foi realizada nesta semana uma reunião de apresentação do projeto na subprefeitura de Itaquera. A idéia é que até o final do mês esteja assinado o convênio com as entidades que fornecerão subsídio para a formação do primeiro PAE.

Além do Sebrae, responsável por toda a metodologia, assinaram parceria a Universidade de São Paulo (USP-Leste) e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de S. Paulo). As duas entidades financiaram a compra de computadores e móveis que serão utilizados no PAE. No atendimento ao público serão contratados inicialmente dois agentes de desenvolvimento, responsáveis por esclarecer todas as dúvidas do microempresário.

O salário e a supervisão ficará a cargo do Conselho Gestor (união de todas as entidades participantes) que também ajudarão no processo de identificação de oportunidades na região. A idéia é que as entidades levem ao conhecimento do PAE propostas de desenvolvimento local e geração de renda com base no empreendorismo.

A previsão é que até o final do ano sejam construídos mais duas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho nas zonas oeste e norte. Com isso, estima-se que em cada centro tenha uma unidade do PAE a partir de 2006.