Conselheiros municipais serão eleitos no XV Encontro Paulistano de Pessoas com Deficiência

O XV Encontro é aberto à participação de todas as pessoas interessadas na causa das pessoas com deficiência, desde que previamente inscritas, mas, só têm direito a voto pessoas com deficiência residentes na cidade de São Paulo e devidamente cadastradas no CMPD.

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD promove nos dias 13 e 20 de agosto, o XV Encontro Paulistano de Pessoas com Deficiência, quando serão apresentadas a prestação de contas da gestão do Conselho atual, as propostas e diretrizes de ação para a próxima gestão, o regimento interno do Conselho, e a eleição dos conselheiros e seus suplentes para o próximo biênio.

No próximo sábado (13/08) acontecem as inscrições e apresentação dos candidatos a conselheiros. No dia 20, será eleita a comissão eleitoral, que irá encaminhar e fiscalizar a votação, e os candidatos participarão de um debate, seguido da votação, apuração e divulgação dos conselheiros eleitos.

O XV Encontro é aberto à participação de todas as pessoas interessadas na causa das pessoas com deficiência, desde que previamente inscritas, mas, só têm direito a voto pessoas com deficiência residentes na cidade de São Paulo e devidamente cadastradas no CMPD. As pessoas com deficiência mental e as com deficiência múltipla poderão ser representadas por seus representantes legais.

Poderá candidatar-se a Conselheiro (a) a pessoa com deficiência ou seu representante legal, no caso da pessoa com deficiência mental ou múltipla, cadastrada no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, inscrita e credenciada para participar do Encontro.

A Coordenação do Conselho, eleita para um período de dois anos, é composta por sete membros assim distribuídos: um deficiente auditivo, um deficiente físico, um deficiente visual, um deficiente mental ou seu representante legal, um deficiente múltiplo ou seu representante legal e dois outros escolhidos entre todas as deficiências.

O presidente é eleito pelos conselheiros. Portanto, cada participante do encontro com direito a voto, poderá votar em até 7 (sete) candidatos, sendo cinco para os tipos de deficiência especificados acima, mais dois votos para candidatos às vagas livres.

Sobre o Conselho

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD - é o órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo. Sua função é elaborar, encaminhar e acompanhar a implementação de políticas públicas de interesse do deficiente na saúde, na educação, no trabalho, na habitação, no transporte, na cultura, no lazer, nos esportes, enfim, na acessibilidade aos espaços públicos. Promove também atividades de integração entre pessoas com deficiências, além de fazer e receber denúncias de discriminação.

Recentemente incorporado à Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped, o Conselho será o interlocutor direto da Secretaria com a sociedade.

Serviço

XV Encontro Municipal de Pessoas com Deficiência
Dia 13/08/05 - sábado
Local: Escola de Samba Rosas de Ouro
Rua Euclides Machado, 1066 - Freguesia do Ó - próximo à Marginal do Tietê com a Ponte Freguesia do Ó
Obs.: Haverá peruas do ATENDE na estação Barra Funda do Metrô

Dia 20/08/05 - sábado
Local: EMEI Ignácio Henrique Romero
Rua Jauaperi, 639, Moema
Obs.: Haverá peruas do ATENDE na estação Santa Cruz do Metrô