SMADS começa monitoramento das entidades parceiras

O software Tear, elaborado com apoio do Unicef, vai monitorar e avaliar os resultados de organizações que atendem jovens com medidas sócio-educativas em Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), formaliza nesta sexta-feira (12/08), às 15h, a implementação do software Tear, um sistema que vai monitorar e avaliar os resultados das nove organizações sociais conveniadas da rede de proteção social que atendem adolescentes com medidas sócio-educativas em meio aberto: Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

Esta é a primeira ação para monitorar as entidades que atuam em seis regiões: Brasilândia, Sapopemba, Cidade Ademar, Capela do Socorro, Jardim Ângela e Campo Limpo. Para mapear as principais características do atendimento aos adolescentes, o Tear foi estruturado em 4 módulos: “organização social”, “núcleo sócio-educativo”, “caracterização do adolescente” e “atividades sócio-educativas”.

Estes módulos são, por sua vez, divididos por áreas temáticas: monitorar o atendimento sócio-educativo; desenhar o quadro institucional responsável pelas atividades sócio-educativas; caracterizar o público de adolescentes/famílias; conhecer o nível de acessibilidade da rede de serviços (prevê, por exemplo, o cálculo do tempo de resposta, por área e tipo de serviço, às demandas encaminhadas pelo núcleo sócio-educativo); e acompanhar diariamente e de forma individualizada as atividades desenvolvidas pelos núcleos.

O sistema Tear foi concluído com o apoio técnico do Unicef que, até o final do ano, acompanhará a implantação do projeto-piloto do sistema. A metodologia usada decorre dos trabalhos de pesquisa realizados pelo órgão junto aos programas de liberdade assistida nos anos de 2001, 2002 e 2003.