Subprefeitura da Sé leva 100 alunos de 4 e 6 anos para ver ópera no Theatro Municipal

100 alunos de 4 a 6 anos da EMEI Antonio de Figueiredo do Amaral foram nessa sexta-feira (12/08) no Theatro Municipal assistir a um espetáculo de Ópera; visita faz patê do projeto O Centro pode ser uma Sala de Aula.

Nesta sexta-feira, a Subprefeitura da Sé levou 100 alunos de 4 a 6 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Antonio de Figueiredo do Amaral (Barra Funda), para assistir uma ópera. A visita fez parte do projeto O Centro pode ser uma Sala de Aula, que já levou 7,5 mil alunos da rede municipal da região central a visitas no Centro de São Paulo.

A idéia da subprefeitura é fazer com que estes estudantes aproveitem os espaços próximos a sua escola, vivenciando-os e, assim, aprendendo com o que a cidade lhes oferece.

De abril até o final do ano, terão sido feitas 25 mil visitas pelos estudantes a lugares que fazem parte do rico acervo cultural no Centro, como a Pinacoteca do Estado, o Centro Cultural de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade, Pateo do Collegio, Memorial da América Latina, Museu Afro-Brasil, entre outros.

O espetáculo assistido faz parte do programa Cena Aberta do Theatro Municipal, que fez montagem didática chamada “A Tragédia na ópera”, com efeitos de som e luz e intervenção de um ator durante a apresentação, explicando como funcionam os movimentos da ópera.

Eles conheceram trechos das óperas “Orfeu”, de Gluck; “Macbeth”, de Verdi; “Turandot”, de Puccini; “Romeu e Julieta”, de Gounot; “Carmen”, de Bizet e “Tanhauser”, de Wagner.

A iniciativa foi idealizada pela Subprefeitura da Sé e Secretaria de Educação, com o apoio da Comgas, que fornece transporte e material didático, e da ONG Projeto Aprendiz. A idéia fundamental de O Centro pode ser uma Sala de Aula, segundo a subprefeitura é ampliar a concepção de mundo e da sociedade e fazer com que os alunos "descubram sua cidade, questionem seu mundo, olhem além dos muros e preconceitos, a partir de uma visão da escola integrada na vida da comunidade".

O Centro pode ser uma Sala de Aula tem um calendário de sete meses de atividades nesse ano, contemplando alunos de toda a rede municipal da região da Subprefeitura da Sé: 10 EMEIs; 3 EMEFs; 3 CEIs (Centro de Educação Infantil); 1 EMEE (Escola Municipal de Educação Especial) e 1 Cieja (Centro de Jovens e Adultos).