Prefeitura retoma obras do Complexo Jurubatuba

A zona Sul é a maior área geográfica da cidade, e o complexo é uma obra esperada há muito tempo por toda a população da região.

Em breve, os moradores da região sul de São Paulo terão mais uma opção viária para se deslocar entre os bairros de Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros, Jardim Ângela e Interlagos, que hoje é feita pelas pontes do Socorro e Interlagos.

Neste sábado (13) a Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras, anunciou a retomada do Complexo Viário Jurubatuba e a liberação de R$ 10 milhões para a obra em 2005.

“O Complexo Jurubatuba é um conjunto de obras muito importante para a região Sul de São Paulo. Além de facilitar o trânsito, a obra será um importante estímulo para a instalação de novas indústrias. Essa é uma região com vocação industrial, mas que se frustra devido às dificuldades de transportes”, explicou o prefeito, que também solicitou aos engenheiros a construção de uma ciclovia ao longo do Complexo.

A zona Sul é a maior área geográfica da cidade, e o complexo é uma obra esperada há muito tempo por toda a população da região. De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a região recebe cerca de 16 mil veículos/hora nas principais vias (Interlagos, Miguel Yunes e Nossa Senhora do Sabará) nos horários de pico. O Complexo Jurubatuba é a terceira maior obra viária em extensão desta gestão.

A primeira fase da obra está prevista para ser entregue fevereiro de 2006 e terá ações dos dois lados da ponte. Do lado do Grajaú serão executadas: a complementação da construção da primeira ponte sobre o rio Jurubatuba; o acesso sentido bairro com 650 metros até a praça Automóvel Clube Paulista, sentido avenida Feliciano, acesso à avenida Estação, saindo atrás do autódromo de Interlagos.

Do lado de Santo Amaro serão executadas obras de infra-estrutura (drenagem) ao longo da avenida Miguel Yunes sendo cerca de 630 metros de novas galerias de águas pluviais; abertura de uma nova via com 600 metros para interligar a avenida Miguel Yunes com a nova ponte.

A obra foi iniciada no segundo semestre de 2003 e interrompida em outubro de 2004. O valor contratual é de R$ 90 milhões, envolvendo a duplicação da avenida Miguel Yunes, a construção de duas pontes sobre o rio Jurubatuba com 16 metros de largura onde serão distribuídas as faixas de rolamento, contendo em cada ponte passeio para pedestres, acesso ao bairro e abertura de nova via sentido avenida Matias Beck. Este trecho está em estudo para minimizar o impacto das desapropriações e remoções de moradias irregulares.