Prefeitura capacita 120 professores para inclusão de alunos com deficiência visual

Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual se une à Secretaria Municipal da Educação para troca de experiências entre professores e discussão das necessidades pedagógicas de crianças cegas e com baixa visão.

Secretaria Municipal da Educação e a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara) estão realizando um curso de capacitação para 120 professores do Ensino Fundamental e Médio, com o tema "Conceitos Básicos para o Sucesso da Inclusão do Aluno com Deficiência Visual na Sala Comum".

Com duração de 40 horas, o curso acontece até o dia 27 de agosto, aos sábados, na sede da Laramara, que fica na Barra Funda. É ministrado por uma equipe multidisciplinar de profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Oftalmologia e Educação Física.

"A parceria tem como objetivo capacitar os educadores da Rede Municipal de Ensino para que os portadores de deficiência visual sejam totalmente incluídos no processo de desenvolvimento e aprendizagem das escolas regulares", afirma Ayola Cuesta Palácios, Coordenadora Técnica da Laramara.

Entre os assuntos abordados estão as definições médicas, educacionais e legais de cegueira e baixa visão, a alfabetização e os recursos tecnológicos voltados para a criança portadora de deficiência visual. No programa estão ainda oficinas de Braille e Sorobã (instrumento para cálculos matemáticos), confecção de brinquedos e materiais pedagógicos para crianças com cegueira e baixa visão.