Prefeitura inaugura a 2ª escola de alvenaria na região do M’Boi Mirim

A EMEF Chácara Sonho Azul é a quinta das 51 escolas de lata existentes a ser desativada pela Prefeitura e substituída por uma de alvenaria.

Há exatamente seis anos, em M’ Boi Mirim (Zona Sul), era inaugurada a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Chácara Sonho Azul, feita de módulos metálicos, a famosa "escola de latinha". Nesta terça-feira (16/08), seus 1.600 alunos trocaram, enfim, a escola provisória por uma de alvenaria com 1.539 m2, 13 salas de aula, laboratório de informática, três salas de administração, cozinha e quadra esportiva.

“Um prédio decente como este não resolve toda a questão da educação, mas ajuda bastante, porque melhora a auto-estima e oferece todas as condições materiais para as crianças poderem aprender”, disse o prefeito durante a inauguração da nova escola.

A EMEF Chácara Sonho Azul é a quinta das 51 escolas de lata existentes a ser desativada pela Prefeitura e substituída por uma de alvenaria. A conclusão das obras só foi possível porque a atual gestão renegociou junto às construtoras que iniciaram as obras no segundo semestre do ano passado, mas que abandonaram os canteiros entre setembro e outubro por falta de pagamento pela Administração anterior.

As renegociações, por intermédio das Secretarias Municipais de Educação e de Infra-Estrutura Urbana, também renderam redução de preços do metro quadrado que variam de 15% a 50%. No caso da Chácara Sonho Azul, a redução foi de aproximadamente 15%.

Outra escola metálica em M’ Boi Mirim que já foi desativada graças à entrega do prédio de alvenaria é a EMEF Maria Berenice dos Santos, inaugurada pelo prefeito no final de julho. Em outubro, outras duas unidades de alvenaria devem ser entregues a alunos da região: EMEI Maria Clara Machado e EMEF Jardim São Luiz.

Até o final do ano, a Prefeitura também prevê entregar à comunidade de M’ Boi Mirim duas novas escolas, que juntas representarão mais cerca de 1.500 vagas: a EMEF C. Pró-Morar Jardim São Luiz e a EMEI Jardim Novo Santo Amaro. Ao todo, a Administração municipal terá investido em obras da área educacional na região, em 2005, mais de R$ 7 milhões.