Software ajuda no combate à fraudes no transporte público

Secretaria Municipal de Transportes constatou a eficiência dos programas de combate às fraudes e de treinamento de motoristas e cobradores em dois segmentos distintos da rede de transporte público na cidade.

Em visita às garagens da Cooperativa Fênix (peruas) e da Viação Santa Brígida (empresa de ônibus), nesta terça-feira (16/08), a Secretaria Municipal de Transportes constatou a eficiência dos programas de combate às fraudes e de treinamento de motoristas e cobradores em dois segmentos distintos da rede de transporte público na cidade.

A Fênix implementou dois programas que já consolidam resultados para a operação da frota. Por meio de um software de controle de informações, a cooperativa passou a combater efetivamente as fraudes: o registro de passageiros transportados por dia, em média, subiu de 15,2 mil para 16,8 mil. A remuneração média, por sua vez, foi otimizada de R$ 0,94 por passageiro para R$ 0,98.

Dois casos emblemáticos das fraudes foram detectados com a tecnologia: o de um cartão de Idoso que realizou 350 integrações em um mês e outro de Vale-Transporte com o registro de 13 integrações no período de duas horas.

Com a adoção de um software de controle da frota, a cooperativa passou a gerenciar o tráfego em tempo real, podendo detectar desvios de comportamento, como no caso citado como exemplo, de um motorista que deixou de atender a um terminal de passageiros para ganhar tempo.

Na garagem da Santa Brígida, para 735 veículos, foi constatado um alto nível organizacional, o que permite três níveis de manutenção: preditiva, preventiva e corretiva.

Além disso, a empresa mantém um programa de gestão ambiental e conta para tanto com apoio de uma estação de tratamento de efluentes. A água utilizada nos processos de manutenção e limpeza das instalações tem índice de reaproveitamento de 80%. A tecnologia permite também que o óleo seja separado da água e reciclado.

A preocupação ambiental estende-se à operação, razão pela qual 100% de seus veículos foram aprovados em testes de emissão de poluentes.

A empresa investe em programas de treinamento de pessoal, tanto para funcionários novos como para a reciclagem de seus colaboradores. Esse programa inclui princípios de bom atendimento ao passageiro e de direção defensiva.