Segunda etapa de vacinação contra poliomielite neste sábado

A meta em São Paulo é vacinar cerca de 1 milhão de crianças, de 0 a 5 anos, contra o vírus que causa a paralisia infantil.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite terá sua segunda etapa deste ano neste sábado (20/08). Em São Paulo, a meta é vacinar cerca de 1 milhão de crianças de 0 a 5 anos contra o vírus da poliomielite, mais conhecida como a doença da “paralisia infantil”.

Não há cura para esse mal e, por isso, a vacina é o único método eficaz. As principais formas de contagio são por via oral e pelo contato com fezes contaminadas. Os casos em adultos são mais raros. Os sintomas da doença são febre, dor de garganta, náuseas, vômitos, dor abdominal, prisão de ventre e, mais raramente, diarréia. A paralisia geralmente começa entre 1 a 10 dias após os sintomas iniciais e progride por 2 a 3 dias.

O Brasil não tem casos de poliomielite desde 1989. Mas o risco existe, pois o número de pólio selvagem, o vírus mais forte, tem aumentado em outros países. Até o início de agosto, foram registrados 977 casos de pólio no mundo.

A campanha é realizada em duas fases: quem tomou a primeira dose deve tomar a segunda. Quem não tomou a primeira dose também deve comparecer aos postos de vacinação. A primeira etapa ocorreu no dia 11 de junho e alcançou 90% de cobertura – a meta da Organização Mundial da Saúde é 95% de cobertura.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo recomenda que os pais não levem seus filhos na última hora. Se a criança não tiver a carteira de vacinações, ela poderá tomar a dose assim mesmo. A relação dos postos de vacinação, que atenderão das 7h às 17h, pode ser encontrada no site da Covisa, ou através do número 156.