Alunos da AACD visitam exposição da artista plástica Sandra Guinle

As visitas dos alunos da AACD serão realizadas nos dias 22 (segunda) 24 (quarta) e 25 (quinta), das 8h às 10h.

Cerca de 60 alunos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), divididos em três grupos, visitam esta semana a exposição "Memórias de uma Infância em Cenas Infantis", da artista plástica Sandra Guinle.

Os jovens estarão acompanhados de pais e responsáveis e de professores da instituição. Os grupos serão recebidos pela artista, que falará um pouco sobre seu método de trabalho e das 36 esculturas em bronze ocado, que dão formas às velhas brincadeiras de criança. E é nesse caminho, o da infância e suas saudáveis brincadeiras, que segue a exposição.

Para Sandra Guinle, as crianças contemporâneas se transformaram em mini-executivos. Levantam cedo para ir à escola, à academia, ter aula de inglês, aula de natação e tantas outras atividades. Mas, ao contrário dos executivos da vida real, os pequenos não estão acumulando bens e sim perdendo o principal patrimônio que possuem: a infância. A artista idealizou então um trabalho que resgata as brincadeiras de infância.

Sandra conta que a relação dela com a arte tem oito anos, a mesma idade de sua filha, Maria Isabel. "Quando ela nasceu, nasceram também algumas preocupações. Comecei a me perguntar quais serão as recordações da minha filha quando tiver a minha idade. As recordações que tenho eu sei: subir em árvore, nadar em riacho, colher a fruta no tempo certo, brincar de passa anel. E da minha filha? Quais serão as recordações das crianças atuais?", indaga.

Nas obras as crianças de bronze brincam no gira-gira, rodam pião, empinam pipa, pulam amarelinha, entre outras estripulias. Algumas peças são interativas. Bases acrílicas giratórias permitem ao visitante movimentar as esculturas. Há também dez painéis táteis, com desenhos em auto-relevo para portadores de deficiência visual. O tema de cada obra é apresentado em braile.

Para completar o trabalho, Sandra Guinle realiza três oficinas aos educadores da Rede Municipal de Ensino em que vai falar um pouco da "cera perdida", o nome que se dá ao processo de criação de suas peças. Este processo, inclusive, foi documentado em vídeo por Tereza e Inês Lampreia, e faz parte da mostra.

As visitas dos alunos da AACD serão realizadas nos dias 22 (segunda) 24 (quarta) e 25 (quinta), das 8h às 10h.

A exposição "Memórias de uma Infância em Cenas Infantis" , que recebeu este nome especialmente para a mostra na Secretaria Municipal de Educação, ficará aberta ao público até o dia 26 de outubro.

Serviço

Exposição: "Memórias de uma Infância em Cenas Infantis".
Onde: Memorial do Ensino Municipal - Auditório de Conae / SME
Hall de entrada do prédio da CONAE
Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 - Vila Clementino

Visitas dos alunos da AACD
Segunda (22) , quarta (24) e quinta (25)
Horário: das 8h às 10h


Exposição aberta ao público em geral
De segunda a sexta, das 8h às 18h
Entrada gratuita