Prefeito visita posto de saúde da Zona Norte

Prefeito visita o Ambulatório de Especialidades Maria Cecília Donnangelo, na Freguesia do Ó, Zona Norte.

O prefeito de São Paulo ficou satisfeito em nova visita a um posto de saúde, nesta terça-feira (23/08). Desta vez ele foi ao Ambulatório de Especialidades Maria Cecília Donnangelo, na Freguesia do Ó, zona norte: o prefeito não encontrou nenhum dos problemas que costumam ser associados à imagem da rede pública de saúde, como filas, falta de médicos e de medicamentos.

Na farmácia era possível encontrar todos os 174 remédios da lista distribuída às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. “É o primeiro posto de saúde que eu visito onde ninguém reclama da falta de medicamentos”, afirmou o prefeito.

Na última sexta-feira (19/08) o prefeito visitou de surpresa um posto na Chácara Inglesa, em Pirituba, e não encontrou nenhum médico trabalhando no horário - 14h15. Irritado com a situação, ele deixou um bilhete para a diretora da UBS cobrando explicações. No mesmo dia, a Secretaria da Saúde criou uma comissão para fazer permanentemente visitas desse tipo e verificar as condições de atendimento da rede. A comissão começou a trabalhar já nesta segunda-feira.

No caso da UBS da Freguesia do Ó, visitada hoje, a farmácia cheia se deve à nova logística de distribuição implantada pela secretaria de Saúde em junho. Além de a empresa de Correios ter sido contratada para a distribuição, os postos de saúde agora recebem kits com a média dos medicamentos consumidos em um mês. Em junho, para que fosse possível criar um estoque, as UBSs receberam dois kits mensais.

Além dos kits entregues completos mensalmente, os postos podem, em casos de emergência, acionar uma central - via telefone, e-mail ou fax - e recebem o medicamento solicitado em até 48 horas.

O ambulatório que o prefeito visitou hoje não está informatizado ainda. Na entrada ele pôde observar que os registros ainda são feitos a mão e arquivados em pastas. No entanto, os computadores já chegaram e em breve os funcionários serão treinados. A meta da secretaria municipal de Saúde é que toda a rede esteja informatizada até o final deste ano.

A informatização permite um salto de qualidade no atendimento à população de São Paulo, assim como melhorias nos controles de gestão e abastecimento. Nas UBSs informatizadas, o usuário chega com seu cartão SUS e imediatamente todo o seu histórico e perfil podem ser localizados. Além disso, o controle de estoque de remédios é feito em tempo real.