Primeiro telecentro da capital, em Cidade Tiradentes, volta a funcionar

A unidade estava fechada desde 29 de junho, após um roubo, e foi reaberta nesta terça-feira (23/08). A Coordenadoria de Inclusão Digital realocou computadores para equipar o telecentro e a subprefeitura reformou e pintou o prédio.

Natalina Chagas, de 74 anos, assistiu à abertura e à reabertura do Telecentro Cidade Tiradentes. Ela é a primeira usuária cadastrada do primeiro telecentro do programa de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo.

A unidade, que estava fechada desde o dia 29 de junho, após ter seus equipamentos roubados, foi reaberta nesta terça-feira (23/08). A Coordenadoria de Inclusão Digital realocou computadores para equipar o telecentro e a Subprefeitura Cidade Tiradentes reformou e pintou o prédio.

Além disso, a subprefeitura aumentou a segurança no local, incluindo-o na rota da ronda motorizada da Guarda Civil Metropolitana, que passa pelo telecentro a cada uma hora, e ainda estuda implantar um sistema de vigilância eletrônica.

O Telecentro Cidade Tiradentes foi inaugurado em junho de 2001. Natalina conta que sua vida mudou desde que entrou na unidade pela primeira vez. “Além de aprender a usar o computador, o telecentro para mim foi um meio de elevar a minha saúde, minha auto-estima”, diz a usuária, que também faz parte do Conselho Gestor da unidade.

Outro usuário entusiasmado com a reabertura da unidade era Galdino Oliveira Teixeira, que pretende articular uma parceria do telecentro com o Conselho Comunitário de Segurança da região (Conseg). Ele lembra que foi um dos consultados durante a implantação da unidade. E comemora: “Começou a se dar vida para o prédio”. “Para a região”, completa Natalina.