I Gincana pela Amamentação será realizada no dia 31 em São Mateus

As 21 Unidades Básicas de Saúde de São Paulo foram distribuídas em 7 grupos de 3 UBS`s, que disputarão a gincana. Todas elas terão oito tarefas a serem cumpridas e uma tarefa surpresa.

Começa nesta quinta-feira (25/08) a Semana Mundial da Amamentação (SMAM). Até o dia 31 de agosto, o tema escolhido para divulgação é a alimentação complementar, sob o slogan “Do Peito à Comida Caseira - Saúde a vida inteira!”. Como parte da programação, a Supervisão de Área de Saúde de São Mateus realiza, na quarta-feira (31/08), das 8h às 12h, no CEU São Rafael, uma gincana entre as Unidades Básicas de Saúde, que terão que cumprir as 8 tarefas pré-estabelecidas.

Uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Unicef, a SMAM é realizada anualmente em 120 países. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Ministério da Saúde com a participação efetiva das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Paulista de Pediatria e organizações não governamentais.

As 21 Unidades básicas foram distribuídas em 7 grupos de 3 UBS`s obedecendo critério de proximidade territorial. As tarefas a serem cumpridas são as seguintes:

Levar o maior número de mamadeiras e chupetas (usadas ou não) para realização da II Ação de Desarmamento a Favor dos Bebês da Região de São Mateus”;
Levar uma música inédita (ou paródia) que desenvolva o tema “alimentação complementar”. A música deve ter o máximo 3 minutos de duração;
Apresentar o melhor cardápio para complementação alimentar (menor custo e respeito à cultura local);
Cada UBS deverá levar uma gestante que defenderá por que optou em amamentar seu futuro filho; deverá levar ainda o maior número de vidros vazios com tampa de plástico para doação aos bancos de leite da Zona Leste;
Ganhará pontos também a UBS que levar o maior número de atividades desenvolvidas na SMAM 2005 em seu território.
Vários especialistas em amamentação já confirmaram presença no evento. Entre eles, Drª Gabriela Dorothy.de Carvalho (CEA.Odontofono SP), Drª Lucilene Terrengui (Hospital e maternidade Interlagos), Drª Kátia Cristina Bassichetto- (SMS), Drª Ana Julia Colameo (Pesquisadora do Instituto de Saúde), Drª Marina Rea (Pesquisadora do Instituto de Saúde) e, para receber as doações de vidros, foi convidada a Coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Leonor Mendes de Barros, Maria José Guardiã Mattar.

Vantagens do aleitamento

Ao instituir a Semana Mundial de Aleitamento Materno, o objetivo da OMS é divulgar a necessidade e as vantagens do aleitamento exclusivo, uma vez que alguns conceitos distorcidos têm diminuído o número de mulheres que amamentam seus filhos. A recomendação da instituição é que as crianças sejam amamentadas exclusivamente até, no mínimo, os seis meses de vida. Outro objetivo é conscientizar a sociedade, os governos e as empresas, para que garantam à mãe e à criança esse direito fundamental.

Há três anos, a região de São Mateus desenvolve um projeto pioneiro na promoção e apoio ao aleitamento materno na Atenção Básica com reconhecimento e apoio das mais diversas instituições e ONGs que trabalham com a Amamentação no Brasil.

Destacam-se entre as atividades o treinamento em manejo clínico para os profissionais da Saúde (já foram treinados mais de 300 funcionários) e da Pastoral da Criança, a formação de uma Comissão Multiprofissional de apoio ao tema, a supervisão técnica nas unidades, a sensibilização de ATAS, o treinamento para os Funcionários do Hospital Geral de São Mateus e a realização da Pesquisa “Práticas Alimentares entre menores de 1 ano”, feita no último dia 20 de agosto com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Instituto de Saúde (SES).

Serviço

I Gincana pela Amamentação
Data:
31 de agosto, das 8h às 12h
Local: CEU São Rafael
Endereço: Avenida Sapopemba, 2500