Subprefeitura do Ipiranga apresenta propostas de melhorias para a região

A apresentação dos projetos, no sábado (20/08), fez parte da II Plenária de Participação Social do distrito Ipiranga, na Vila Carioca.

A Subprefeitura do Ipiranga apresentou propostas de projetos urbanísticos na II Plenária de Participação Social (distrito Ipiranga) realizada no sábado (20/08), na Vila Carioca.

Alguns pontos foram abordados de maneira sintética e objetiva, como os benefícios que a interligação entre metrô e ferrovia trará à região, a revitalização dos eixos urbanos e o estreitamento da relação entre municípios vizinhos beneficiando ações na região metropolitana.

O subprefeito expôs, com mapas explicativos, as principais metas de melhorias para o Ipiranga, como o desenvolvimento de novas centralidades com a chegada do metrô, programada para o ano que vem. O entorno das futuras estações Imigrantes, Ipiranga e Sacomã receberá manutenção de calçadas, recuperação e revitalização urbana de áreas degradadas, além de um programa educacional relativo ao lixo.

Outro ponto positivo é a valorização da Vila Carioca, que terá, além da estação ferroviária já existente, uma estação de metrô, valorizando a área residencial com a implantação de programas habitacionais, em uma proposta de integração com São Caetano do Sul, município vizinho do bairro. São Caetano, aliás, está presente também em outro projeto: a ligação da avenida do Estado à via Anchieta, por meio de um complemento do sistema viário da avenida Guido Aliberti. A idéia é transferir o tráfego pesado que atravessa o Ipiranga para eixos viários de grande circulação, buscando a conservação e a segurança das vias locais.

Divisas

Estreitar relações com outras cidades que fazem divisa com o bairro também é parte dos planos da subprefeitura, visando a melhoria das áreas fronteiriças. Um dos projetos é a implementação de piscinões próximo aos córregos Jaboticabal e Ourives, divisa com São Bernardo do Campo, para manter um controle híbrido para evitar possíveis enchentes.

Propostas de articulação dos tecidos urbanos têm como objetivo a revitalização das principais vias do bairro, como as avenidas Dom Pedro, Nazaré, Ricardo Jafet, Presidente Tancredo Neves, Cursino, Presidente Wilson, do Estado, Almirante Delamare, Padre Arlindo Vieira e rua Vergueiro. O objetivo é corrigir irregularidades urbanas, pavimentação, alargamento de pistas, revitalização e, principalmente, a conservação destas vias.

Já para o córrego Ipiranga, a subprefeitura tem um projeto que conta com arborização e melhoria de todo o seu trajeto, desde o Parque do Estado, onde fica a nascente, até o Parque da Independência, transformando o riacho em um parque fluvial e num cartão de visitas para o bairro.