Alunos da rede pública vão "agitar" no Sambódromo

Alunos das 1.400 escolas da rede municipal participam do Agita Galera.

O Agita Galera, programa que este ano entra em sua nona edição, vai ganhar reforço. Nesta sexta (26/08), a partir das 8h, no Sambódromo, alunos da rede municipal de ensino também participam do evento. Eles farão ainda exercícios em suas respectivas unidades de ensino.

Isso só foi possível graças à parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Participação e Parceria, além da Secretaria Estadual da Educação. O evento no Sambódromo segue o conceito estabelecido pelo projeto "São Paulo é uma Escola", da SME, lançado em maio deste ano.

Realizado desde 1997 e reconhecido pela OMS, dedicado à rede pública de ensino, o Agita Galera tem como objetivo a promoção da atividade física no ambiente escolar. A coordenação geral é da ONG Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS).

Nos últimos oito anos, o Agita Galera mobilizou seis milhões de estudantes, mais de 250 mil professores e 6.800 escolas estaduais. Seu objetivo é dedicar toda última sexta-feira de agosto para cultivar hábitos de atividade física na linha de cidadania ativa e estimular a reflexão de como criar ações permanentes de promoção da atividade física no ambiente escolar, além das aulas de educação física.

O Agita Galera faz parte do programa Agita Sampa, coordenado pela Secretaria de Participação e Parceria, que realiza campanhas para conscientizar a população sobre a importância da prática diária de exercícios físicos.

Na capital, as atividades vão se centrar em quatro pontos: Sambódromo, Praça Roosevelt, USP Zona Leste e Sesc Interlagos.

Neste ano, dentre as inúmeras novidades que traz, o Agita Galera seguirá a estratégia da OMS para reforçar uma mensagem de alimentação saudável por meio da parceria com o programa "5 ao Dia", estimulando o consumo de cinco porções de frutas e verduras por dia, e incentivará o transporte ativo para a escola, utilizando a caminhada e a bicicleta como meio de transporte.

Nesta edição também será lançado o programa de incentivo à prática de atividade física no Peru, que contou com a assessoria do Programa Agita São Paulo. Segundo o professor José Waldir Gregio, as escolas municipais foram orientadas a realizar várias atividades em suas sedes, como confecção de cartazes, redações e palestras, além das já feitas com os professores de Educação Física.

"Preparamos atividades específicas que serão divulgadas para todas as escolas", conta Waldir, citando as caminhadas monitoradas e palestras sobre a importância da prática esportiva.