Parceria dará emprego a costureiras da Cidade Tiradentes

Prefeitura e Associação de Lojistas do Brás firmam acordo para implantação de pólo têxtil; costureiras de Cidade Tiradentes fornecerão costura para lojistas do Brás.

A Prefeitura de São Paulo pretende expandir para todas as subprefeituras o pólo de produção têxtil que começará a ser desenvolvido em parceria entre a Subprefeitura de Cidade Tiradentes e a Alobrás (Associação dos Lojistas do Brás).

A afirmação foi feita pelo prefeito na noite desta quinta-feira (25/08), durante a assinatura de convênio entre a associação e a subprefeitura para o treinamento e repasse de serviços para costureiras da região de Cidade Tiradentes. A iniciativa aumentará a oferta de trabalho, segundo os organizadores e representantes das costureiras.

“Os subprefeitos presentes e os não presentes têm uma tarefa: organizar pólos semelhantes nas suas subprefeituras. Precisamos buscar uma aproximação entre os lojistas e a população que precisa de trabalho em São Paulo”, disse o prefeito, que ressaltou ainda a necessidade de treinamento na área de costura para que mais pessoas desempregadas possam ser aproveitadas nesse mercado.

Pelo acordo, as lojas do Brás - referência em comércio no país, segundo o prefeito - devem ser abastecidas por pequenas confecções da Cidade Tiradentes. Com o convênio, a Prefeitura pretende estimular a geração de renda numa das áreas mais carentes do município e iniciar a implantação de um pólo da indústria têxtil naquela região. Outros benefícios são o fim dos intermediários entre fabricantes e costureiras e a qualificação da mão de obra.

“É uma oportunidade que a Prefeitura está nos dando de pegar serviço direto com os lojistas. Antes era necessária muita burocracia. Agora, esse projeto vai acabar com a necessidade de burocracia e retirar os intermediários, que desvalorizam nosso trabalho. A qualidade do nosso trabalho vai melhorar porque seremos reconhecidas”, afirmou a costureira Magali Lopes de Lima, 33 anos, de Cidade Tiradentes. “Vai gerar emprego e renda na periferia. Lá em Cidade Tiradentes tem muita costureira precisando de emprego”, completou a também costureira Avanir Rosa dos Santos, 27 anos.

A solenidade teve a participação dos secretários das Subprefeituras, de Serviços Públicos, dos subprefeitos de Cidade Tiradentes e da Mooca, além do presidente da Associação dos Lojistas do Brás, Shlomo Shoel. O evento contou com a presença entusiasmada da comunidade de Cidade Tiradentes, que aplaudiu por diversas vezes as autoridades e o ato de assinatura do convênio.

O secretário de Serviços destacou que a Prefeitura, no início da administração, elegeu prioridades nas subprefeituras, como em Cidade Tiradentes, e tem buscado resultados concretos nesse sentido, enquanto o secretário das Subprefeituras citou as operações de retirada dos ambulantes em situação irregular do Brás para revigorar o comércio na região. Já Shlomo Shoel lembrou que a mãe dele esteve num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial e, vinda como imigrante para São Paulo, sustentou os três filhos por meio da costura. “ Minha mãe ensinou que, quem tem uma máquina de costura em casa, não passa fome”, disse Shoel, demonstrando estar emocionado.