Maior competição de futebol mirim, infantil e juvenil do mundo começa neste sábado

Com mais de 6.450 atletas e aproximadamente 8.000 pessoas envolvidas diretamente, festa se inicia no Pacaembu.

O Estádio mais charmoso de São Paulo e que já foi palco de históricas partidas de futebol, inclusive um jogo da Copa do Mundo (1950, Brasil 2 x 2 Suíça) vai receber neste sábado os candidatos à craque de mais uma edição, a 18ª, da Taça São Paulo de Futebol Mirim, Infantil e Juvenil.

Criada na inspiração e modelo da Taça São Paulo de Futebol Júnior, o campeonato tem o objetivo de promover a integração das equipes da capital, em suas categorias de base, mesclando agremiações com boa estrutura com outras que apenas dão vazão ao chamado “futebol de várzea”.

Nesta edição serão 86 equipes distribuídas em 3 categorias: mirim, infantil e juvenil, cada categoria separada em 7 grupos e divididos pelas regiões: Centro-Norte, Sul 1 e 2, Leste 1 e 2, Oeste e outros municípios.

Um número gigantesco de crianças estará envolvido com o evento, são mais de 6.450 (seis mil e quatrocentos e cinqüenta atletas) com quase 8.000 (oito mil) pessoas ligadas diretamente como professores de educação física, técnicos de futebol, Presidentes de agremiações, médicos, estagiários, funcionários de Secretaria de Esportes e outros mais.

O jogo inaugural será no próprio Pacaembu, neste sábado, às 10hs30. Os adversários serão escolhidos por sorteio durante a festa. Haverá ainda o desfile dos participantes e um festival de embaixadas valendo prêmios.

A entrada é gratuita e o evento contará com a presença do Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, Heraldo Correa Ayrosa Galvão.

Uma das equipes participantes é a Escola de Futebol da Aclimação, do Estádio Jack Marin, custeada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo. Segundo seu Diretor, o Professor José Orlando Crusco, o time dirigido pelos campeoníssimos Professor Munif Ogel e Professor Minuca, está preparado para mais um título.

Destacam-se no conjunto o goleiro Vítor, o lateral-esquerdo Elano e o zagueiro central Rafael. Aliás, por falar em títulos, a Escola de Futebol da Aclimação foi à campeã da categoria juvenil em 2004.

Na categoria infantil, o campeão foi o CDM Parque Regina e no mirim, o Grêmio Jorge Bruder, que ocupa as dependências do Clube da Cidade com o mesmo nome para treinamentos e que inclusive é o bicho papão da categoria com várias conquistas.Uma curiosidade é que neste ano nem o Grêmio Jorge Bruder e nem os garotos do Clube da Cidade Jorge Bruder, dirigidos pelo ex-centroavante Marcão (ex-São Paulo / Ferroviária), vão disputar a Taça. Em 2004, foram 75 equipes e 5.825 atletas envolvidos, portanto, houve aumento neste ano de 10% na participação. A Taça São Paulo terá, só na primeira fase, 278 jogos, em 94 campos de futebol públicos e privados e acontecerá nos dias 3, 10 e 17 de setembro.