Secretarias fazem encontro preparatório para Conferência pelo Meio Ambiente

Cerca de 300 professores da rede municipal de ensino estiveram, nesta segunda-feira (29/08), no Auditório Gazeta para participar do Encontro Preparatório para a II Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

Professores da rede municipal de ensino estiveram, nesta segunda-feira (29/08), no Auditório Gazeta para participar do Encontro Preparatório para a II Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

A mesa de abertura do evento, que ocorre durante todo o dia, contou com a participação dos secretários municipais de Educação e do Verde e Meio Ambiente, além das presenças de Marcos Sorrentino - Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente - e Rachel Trajber - Coordenadora Geral de Educação Ambiental da Secretaria da Alfabetização Continuada e da Diversidade (MEC).

O secretário de Educação lembrou a importância da participação das escolas na questão ambiental, destacando que crianças e professores são os principais agentes de mudança nas comunidades onde estão inseridas. Afirmou ainda a necessidade de transformar a questão ambiental em pauta permanente, no sentido de torná-la parte do cotidiano dos alunos e das comunidades onde estão inseridas as escolas.

Temas

Destacando as conferências nacionais como oportunidades de encontro do Brasil inteiro, o secretário do Verde e do Meio Ambiente lembrou que a escolha dos temas propostos para a II Conferência (biodiversidade/mudanças climáticas/segurança alimentar e nutricional/diversidade étnico-racial) são também temas propostos em conferências mundiais da Organização das Nações Unidas, sendo por isso importante momento de conexão.

O secretário destacou que São Paulo poderá dar um exemplo considerável, e que levar essa discussão para a periferia é fundamental. Enfatizou a criação do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Eco-Economia como instância de inclusão das questões ambientais no âmbito das políticas públicas e convidou os professores a participarem do Programa de Arborização Urbana, lançado este ano pela Secretaria do Verde.

Parcerias

Marcos Sorrentino, do Ministério do Meio Ambiente, afirmou a importância de estabelecer parcerias com as mais diversas instâncias do poder público e da sociedade civil organizada no sentido de tornar a questão ambiental o mais transversal possível. Lembrou ainda que é preciso dar o exemplo, elogiando a iniciativa da Prefeitura de São Paulo de aderir ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que pretende introduzir no dia-a-dia dos órgãos públicos a preocupação com o uso sustentável dos recursos naturais e melhorar as relações interpessoais.

Raquel Trajber, coordenadora da I Conferência Nacional de Meio Ambiente, realizada em 2003, e também coordenadora da II Conferência, lembrou o êxito da primeira edição do evento, do qual participaram 75 mil pessoas. No Brasil todo, 16 mil escolas se envolveram na realização da I Conferência há dois anos atrás.

Programação

Durante a tarde os professores participam de uma oficina de trabalho na qual haverá, inclusive, a simulação da conferência. A coordenação dos trabalhos é da Comissão Organizadora São Paulo, do Coletivo Jovem da II Conferência, da Divisão Técnica de Educação Ambiental da Secretaria do Verde e da Assessoria Técnica de Planejamento da SMEG-SP.

Mais informações sobre a II Conferência podem ser obtidas no site do evento.