Prefeitura entrega mais uma escola de alvenaria em Perus

A Prefeitura inaugurou, nesta segunda-feira (29/08), as novas instalações da EMEF Jardim Britânia, em Perus (zona norte), a quarta obra na região a garantir o fim das aulas em unidades provisórias.

ATUALIZADA ÀS 19H45 - A Prefeitura de São Paulo entregou nesta segunda-feira (29/08) as instalações em alvenaria da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Britânia. Essa é a 10ª escola de alvenaria entregue neste ano para substituir uma das 51 escolas de lata ou de madeirite existentes na cidade no início da gestão.

“Até o final do ano teremos todas as escolas de latinha eliminadas e, no início das aulas em 2006, os alunos dessas unidades já estarão em escolas de alvenaria confortáveis”, observou o prefeito.

A escola, localizada em um dos bairros do distrito de Anhanguera (região noroeste da cidade), foi inaugurada em 1998 em estrutura metálica. A obra de substituição teve início em janeiro de 2004, mas foi paralisada em setembro do mesmo ano por falta de pagamento à construtora. Retomada em abril, a obra, que custou R$ 2,1 milhões, foi concluída em junho, para a alegria de seus 1.439 alunos e 60 funcionários.

Após o descerramento da placa inaugural do novo prédio, o prefeito plantou uma muda de araçá no jardim da escola, conheceu algumas salas de aula e o laboratório de informática, conversou com alunos e professores, e assistiu a uma apresentação de dança por um grupo de alunas da EMEF.

O reinício das obras das construções de alvenaria para acabar com as escolas metálicas se deu em abril deste ano, após uma renegociação junto às empresas que abandonaram os canteiros de obra entre setembro e outubro de 2004 por falta de pagamento.

As renegociações, por intermédio das Secretarias Municipais de Educação e de Infra-Estrutura Urbana, também levaram a uma redução entre 15% e 50% do preço do metro quadrado contratado pela Administração anterior.

Na região da Subprefeitura de Perus, a Prefeitura já entregou quatro das cinco escolas metálicas existentes ali: EMEF Jardim Britânia (inaugurada hoje), EMEF Edgard Carone, EMEF Recanto dos Humildes e EMEF Monte Belo. Nos próximos meses, a Administração entregará a unidade de alvenaria da EMEI Monte Belo e uma EMEF nova, dentro do Conjunto Habitacional Perus.

A EMEF Jardim Britânia está localizada na rua Felipo Sturba, no Jardim Britânia. A unidade de alvenaria possui 2.586 m² de área construída e conta com 16 salas de aula, dois laboratórios de informática, uma biblioteca, duas salas de múltiplo uso, uma sala de professores, uma secretaria, uma cozinha e uma quadra esportiva.

Parceiro para uniformes

A Prefeitura autorizou a Abravest (Associação Brasileira do Vestuário) a procurar patrocínio, junto aos seus associados, para a doação de uniformes escolares para os alunos da rede pública municipal. O prefeito informou, no entanto, que se der certo, a parceria será responsável pelos uniformes somente a partir do segundo semestre de 2006.

“Não podemos nos subordinar a um cronograma de entrega de uniformes ao acaso. Essa campanha da Abravest para arrecadar recursos entre seus associados pode ter sucesso total ou parcial, ou ainda não dar certo. Então a aquisição dos uniformes de verão para o início do ano letivo de 2006 ficará por conta da própria Prefeitura”, explicou.

Segundo o secretário municipal de Educação, a consulta pública feita com alunos, professores e pais em algumas escolas municipais de todas as regiões da cidade para saber da opinião em relação à utilização de publicidade nos uniformes resultou na decisão da Administração de concordar com a parceria.

“Ao explicarmos que a propaganda deveria ser somente na manga da camiseta ou no bolso de trás da calça e da bermuda, e dar uma idéia de como os recursos economizados poderiam ser utilizados pelas escolas e associação de pais e mestres, a aprovação foi praticamente unânime”, disse o secretário. “Por questão de tempo, a Abravest poderá trabalhar para a doação dos uniformes de inverno de 2006. Se vier, a doação será bem-vinda. Em relação aos uniformes de inverno, ainda podemos aguardar para ver se precisamos comprar ou não”, acrescentou.