Cohab-SP economiza 30% com o sistema eletrônico de cotação de preços

A primeira cotação pelo sistema foi aberta no dia 16 para a compra de 36 cartuchos de tinta para impressora, que resultou numa economia de 30% com relação à cotação feita no mês anterior por meio de compra direta.

A Cohab utilizou este mês, pela primeira vez, o sistema de cotação eletrônica de preços do portal oficial ComprasNet. A nova ferramenta permite que sejam adquiridos bens e serviços com o total controle sobre o processo de compra.

A primeira cotação feita por meio desse sistema foi aberta no dia 16 para a compra de 36 cartuchos de tinta para impressora, que resultou numa economia de 30% com relação à cotação feita no mês anterior por meio de compra direta. Depois dessa, foram feitas cotações para a compra de seis gabinetes para computador, seis ventiladores e outra de mais vinte cartuchos de tinta para impressora.

A cotação eletrônica é um processo de compras on-line em que o fornecedor tem a possibilidade de fazer lances sucessivos e decrescentes até o momento de seu encerramento. O sistema de cotação eletrônica é diferente do pregão – não apenas devido ao valor das aquisições, mas porque o pregão exige uma fase de apresentação de propostas antes de os fornecedores fazerem seus lances.

No caso da cotação eletrônica as licitações podem ser dispensadas até o valor limite de R$ 16 mil para compras e serviços de não engenharia. O uso da cotação eletrônica na administração municipal passou a ser obrigatório pelo Decreto nº 45.689 de 1º de janeiro de 2005.

Como funciona

A Cotação Eletrônica de Preços é mais uma iniciativa da Cohab de utilizar, cada vez mais, a Internet como forma de relacionamento com seus fornecedores. Dessa forma a Cohab diminui custos, obtém maior transparência e eficiência ética, agiliza as aquisições e facilita o acesso às informações.

O sistema funciona de forma simples e é acompanhado pela gerência de suprimentos. O primeiro passo a ser feito é uma pesquisa de preços para obter um valor global estimado. Depois, seguindo ações básicas, os funcionários responsáveis da área, nomeados pelo presidente da companhia, cadastram no portal o produto a ser adquirido.

O objeto da compra fica no site por dois dias para que empresas licitantes cadastradas no site possam fazer os seus lances. No final do prazo aparecem os nomes dos cinco fornecedores habilitados que apresentaram as melhores propostas e a partir daí, o departamento de suprimentos escolhe a melhor cotação e faz a negociação.

Pregão Presencial

Antes dessa iniciativa, no mês de julho, a Cohab-SP também realizou pela primeira vez um Pregão Presencial. O leilão foi realizado para agilizar a contratação de serviços de locação de máquinas de reprografia para a Cohab. Como resultado final, a Cohab conseguiu uma redução de 37,8% sobre o valor inicial ofertado pela empresa vencedora.

A modalidade do pregão só pode ser utilizada para a aquisição de bens e serviços comuns. O que define o pregão não são os valores, mas sim o objeto a ser contratado, pelo padrão de qualidade e desempenho, independente dos valores envolvidos. Essa modalidade foi instituída por meio da Lei Federal nº 10.520, de 2002.