Prefeitura inicia construção de túnel para ligar a Radial Leste

A etapa de construção do túnel sob a linha E da CPTM ficará pronta em março de 2006 e permitirá a ligação entre a antiga e a nova Radial.

O prefeito de São Paulo visitou, nesta terça-feira (30/08), as obras de construção do túnel que permitirá a ligação entre a antiga e a nova Radial Leste, já a partir de março de 2006. Apesar de a obra de Prolongamento da Radial Leste ter começado na Administração anterior, ainda hoje não é possível para o motorista que utiliza a antiga Radial acessar a nova avenida que leva ao bairro de Guaianases.

Para tanto, o usuário é obrigado a fazer um desvio dentro do Centro de Itaquera, num percurso de aproximadamente 2 Km, o que exige um tempo de deslocamento médio de 30 minutos. “Essa obra vai ajudar a desenvolver muito a Zona Leste, que também será impulsionada pelos incentivos fiscais que a Prefeitura pretende lançar em breve para a instalação de empresas na região, desde indústrias até call centers”, ressaltou o prefeito.

A obra do túnel sob a Linha E da CPTM terá três faixas de rolamento em cada sentido de tráfego, com extensão de 200 metros e 15 mil m2 de pavimentação. O volume de escavação do túnel, que terá início em setembro, corresponde a aproximadamente 60 mil m3 de escavação, o equivalente a 5 mil viagens de caminhão.

Dos 180 funcionários contratados para a obra pelo Consórcio Radial Leste, 100 são trabalhadores da região, beneficiando a geração de renda entre a população local. Desde o início da intervenção na área, no final de julho, os trens da linha E da CPTM estão operando naquele trecho com maior lentidão, para não comprometer a estrutura da linha, que é suspensa.

“Os trens estão passando aqui a uma velocidade de cerca de 20Km/h. Quando a obra estiver concluída em março, eles poderão voltar aos 80Km/h”, observou, apontando para um vagão que passava sobre o terreno naquele instante.

“De todas as obras na cidade de São Paulo, esta é a prioritária, a que teve mais recursos liberados para este ano: R$ 33 milhões”, comentou o secretário municipal de Infra-Estrutura e Obras, que anunciou a intenção da atual gestão em realizar futuramente a ligação completa da nova Radial Leste, de Guaianases à Marginal Tietê. “Mas para realizar essa ligação vamos ter que fazer mais um trecho de 1,5 Km, com a necessidade de desapropriações pesadas”, explicou o secretário.

Para 2006 estão previstas outras etapas da obra de Prolongamento da Radial Leste, como a conclusão da Nova Radial, com a criação dos 2,5 Km restantes para a interligação entre Artur Alvim e Guaianases. O projeto todo contempla 9,5 Km de pista tripla, em duas direções. Também está prevista a execução do elevado sobre a avenida Águia de Háia, ligando a Nova Radial à avenida Calim Eid (Marginal Córrego Franquinho), entre outras ações.