Subprefeitura São Mateus promove desocupação em área de mananciais

Ao todo, foram demolidos 34 barracos de madeira e alvenaria que estavam desocupados.

A ação da Subprefeitura São Mateus para desocupar a área que fica entre as ruas Bandeira do Aracambi e Alexandre Artrote, próxima à Cohab São Francisco, no Parque São Rafael, na última quinta-feira, dia 25, transcorreu com tranqüilidade, sem nenhuma ocorrência de maior gravidade.

Ao todo, foram demolidos 34 barracos de madeira e alvenaria que estavam desocupados. Outras famílias moradoras do local, que construíram casas numa área de mananciais protegida por lei, também receberam notificações.

A subprefeitura coordenou toda a operação, que contou com a participação da Policia Militar, a GCM, a Policia Ambiental Estadual, a Policia Civil e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Ao todo, participaram mais de 120 pessoas.

Os fiscais da subprefeitura fizeram 140 notificações com determinação de retirada imediata do local. Em caso do não cumprimento das notificações, será impetrada uma ação de reintegração de posse pela prefeitura.

Segundo o supervisor de fiscalização que coordenou a operação, a área invadida possui 8000 m². Os técnicos da subprefeitura de São Mateus e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente têm planos de recuperação do solo, das nascentes e do córrego lá existentes que foram soterrados quando da ocupação.