Subprefeitura do Ipiranga promove "Caminhada de Resgate da Cultura Guarani"

Cerca de 505 índios participarão do evento, e realizarão o plantio de mudas nativas da mata atlântica.

No domingo (11/09) a cultura Guarani será celebrada com uma caminhada pela zona sul, será a “Caminhada de Resgate da Cultura Guarani” - promovida pela Subprefeitura do Ipiranga - que sairá do Jardim Botânico em direção ao Museu da Independência.

Cerca de 505 índios participarão do evento, e realizarão o plantio de mudas nativas da mata atlântica.

A cerimônia de abertura acontecerá no Marco das Nascentes, no Jardim Botânico. O Marco é um ponto histórico para a independência do Brasil, pois guarda as nascentes do Riacho Ipiranga.
O Marco e o Jardim Botânico estão instalados no interior do PEFI (Parque Estadual das Fontes Ipiranga), uma reserva remanescente de Mata Atlântica em meio à metrópole, que vem resistindo a urbanização.

Ainda no Jardim Botânico, os índios receberão mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e iniciarão a caminhada, que percorrerá as avenidas Miguel Etéfano, Abraão de Moraes e Ricardo Jafet, até chegar ao Museu da Independência.

A comemoração será encerrada com os índios apresentando versões em Guarani de 13 obras consagradas da música brasileira, como O Guarani, de Carlos Gomes, e o Hino Nacional, que traduzido para a linguagem dos indígenas recebeu o nome de “Pindorama Poraí”.

Além de celebrar os Guaranis, o evento tem o objetivo de realizar a revitalização do Rio Ipiranga e a Arborização Urbana na região, reconstituindo a ligação de suas nascentes até o Museu da Independência. Com isso, a biodiversidade será resgatada, em conectividade com as ações de educação, cultura e cidadania.

Serviço

Caminhada Resgate da Cultura Guarani
Data: Domingo, 11/09
Horário: 8h30
Local de saída: Jardim Botânico - avenida Miguel Estéfano, 3031, Água Funda